Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7172
Título: Fitoterápicos como ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem de botânica nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Otávio Felipe de Sousa
Palavras-chave: Ciências
Ensino de Botânica
Plantas medicinais
Data do documento: 11-Nov-2024
Citação: SILVA, O. F. S. (2024)
Resumo: No contexto formativo da Educação Básica, a construção pedagógica ainda é muito pautada na transmissão teórica e conceitual dos assuntos. Nesse sentido, a abordagem pedagógica tem evoluído para a implementação de métodos experimentais, principalmente, no que tange o ensino de Ciências. Nesse cenário, de constante processo de mudanças, a inclusão de novas metodologias de ensino para o desenvolvimento pedagógico é imprescindível. Com foco nos Conteúdos de Botânica, a abordagem desse componente curricular é bastante desafiadora, principalmente pela tentativa de torna-la menos “enfadonha”. Por conta disso, uma maneira de tornar o ensino de Botânica mais prático, é incluindo o estudo dos fitoterápicos, substâncias medicinais derivadas de plantas, no conteúdo programático. Essa abordagem facilita a integração entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais, oferecendo uma alternativa. Dessa forma, a presente investigação traz como foco a aplicação e avaliação do uso de fitoterápicos, também denominadas “plantas medicinais”, como ferramenta didática para o Ensino de Ciências nos Anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa e descritiva. Dessa forma, avaliou-se a eficiência da atividade proposta por meio da resolução de questionários com questões objetivas e discursivas, aplicados em uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Nesse sentido, 21 alunos participaram da atividade investigativa, contribuindo para os achados obtidos e explorados em gráficos nos resultados deste trabalho. Nesse contexto, a contribuição dos saberes tradicionais em relação ao uso de plantas medicinais como alternativa didática para o ensino de Ciências, se mostrou como uma relevante ferramenta de intervenção metodológica.
Descrição: SILVA, Otávio Felipe de Sousa. Fitoterápicos como ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem de botânica nos anos finais do ensino fundamental. 2024, 22f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7172
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Otávio Felipe de Sousa Silva.pdf2024_art_osilva.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.