Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7185
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Graziele Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-23T16:58:01Z | - |
dc.date.available | 2025-06-23T16:58:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, G. F. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7185 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Graziele Ferreira de. Ensino de ciências por investigação: Utilizando metodologias para explorar o consumo e o lixo no cotidiano dos discentes. 2024, 21f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo busca entender como metodologias ativas na educação podem transformar o ensino de Ciências nas escolas públicas, com foco em aulas com temas de lixo e consumismo. Observando a dificuldade dos estudantes em relacionar o conteúdo com o mundo ao seu redor, optou-se por uma pesquisa qualitativa em uma escola pública. As atividades foram aplicadas em sala de aula e os dados obtidos por meio de observação, análise de documentos e entrevistas com os alunos. Os resultados mostram que essas metodologias aumentaram o interesse e a participação dos alunos, com 80% deles relatando maior motivação nas aulas. Além disso, o uso de estratégias ativas ajudou no desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas e trabalho em equipe. Concluímos que metodologias que aproximam o conteúdo científico da vida cotidiana dos alunos promovem uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, reforçando a alfabetização científica e abrindo caminhos para práticas pedagógicas inovadoras no ensino de ciências. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Consumismo | pt_BR |
dc.subject | Lixo | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências por investigação: Utilizando metodologias para explorar o consumo e o lixo no cotidiano dos discentes | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Graziele Ferreira de Oliveira.pdf | 2024_art_goliveira.pdf | 605,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.