Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Graziele Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-06-23T16:58:01Z-
dc.date.available2025-06-23T16:58:01Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, G. F. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7185-
dc.descriptionOLIVEIRA, Graziele Ferreira de. Ensino de ciências por investigação: Utilizando metodologias para explorar o consumo e o lixo no cotidiano dos discentes. 2024, 21f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca entender como metodologias ativas na educação podem transformar o ensino de Ciências nas escolas públicas, com foco em aulas com temas de lixo e consumismo. Observando a dificuldade dos estudantes em relacionar o conteúdo com o mundo ao seu redor, optou-se por uma pesquisa qualitativa em uma escola pública. As atividades foram aplicadas em sala de aula e os dados obtidos por meio de observação, análise de documentos e entrevistas com os alunos. Os resultados mostram que essas metodologias aumentaram o interesse e a participação dos alunos, com 80% deles relatando maior motivação nas aulas. Além disso, o uso de estratégias ativas ajudou no desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas e trabalho em equipe. Concluímos que metodologias que aproximam o conteúdo científico da vida cotidiana dos alunos promovem uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, reforçando a alfabetização científica e abrindo caminhos para práticas pedagógicas inovadoras no ensino de ciências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.titleEnsino de ciências por investigação: Utilizando metodologias para explorar o consumo e o lixo no cotidiano dos discentespt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graziele Ferreira de Oliveira.pdf2024_art_goliveira.pdf605,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.