Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7218
Título: A formação dos professores no instituto superior de ciência da educação em Luanda-Angola
Autor(es): Vanza, Bertoni Makuiza
Palavras-chave: Educação
Formação docente
Angola
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: VANZA, B. M. (2023)
Resumo: A presente produção se volta à formação dos professores em Luanda/Angola no âmbito dos Institutos Superiores de Ciência da Educação - ISCED, com especial atenção à sede em Luanda. Destaca-se o perfil dos formadores, importância dos estágios dentro dos cursos de formação, aspectos da legislação. A pesquisa foi bibliográfica, quando reuniu-se dados de teses, dissertações, livros e artigos científicos. A fundamentação teórica amparou-se prioritariamente nas categorias saberes docentes (Tardif, 2002), Currículo (Emídio & Alçada, 1992), Prática pedagógica (Cardoso,2006), Estágio em Angola (Catrongo, 2016), Relação teoria e prática (Pacheco, 2017). A hipótese inicial foi de que a formação docente no ISCED não valorizava a prática no contexto do estágio e se fazia de forma precarizada em geral. Contudo, a pesquisa revelou que após a Reforma educacional que instituiu A Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) de 2016, melhorou significativamente a formação docente no país, notadamente no ISCED.
Descrição: VANZA, Bertoni Makuiza. A formação dos professores no instituto superior de ciência da educação em Luanda-Angola. 2023. 09f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7218
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BERTONI MAKUIZA VANZA.pdf2023_art_bvanza.pdf187,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.