Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7257
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cá, Valdano | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T15:43:29Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08T15:43:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
dc.identifier.citation | CÁ, V. (2025) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7257 | - |
dc.description | CÁ, Valdano. Plataforma Educacional Inclusiva para Ensino e Difusão da Língua Gestual Guineense (LGG). 2025, 54f. Monografia - Curso de Engenharia De Computação, Instituto De Engenharias E Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva desenvolver uma plataforma digital inclusiva, "Gesto-Fala"para o ensino aprendizagem e a promoção da língua gestual guineense (LGG), abrangendo tanto a comunidade surda quanto a ouvinte. A metodologia inclui o levantamento bibliográfico, com enfoque na abordagem qualiquantitativa, explorando dados estatísticos e analíticos, combinando métodos qualitativos e quantitativos na busca de uma compreensão melhor do objeto de estudo. Aplicou-se também a colheita de dados por meio de questionário semiestruturado a partir da plataforma Google Forms, para explorar as percepções e experiências dos entrevistados sobre a plataforma do ensino aprendizagem da língua gestual guineense, "Gesto-Fala". A plataforma ainda oferece funcionalidades como um dicionário digital, vídeos aulas em LGG e tutorias, permitindo que os usuários surdos e ouvintes aprendam juntos, valorizando a diversidade linguística e cultural da Guiné-Bissau. Os resultados obtidos com a implementação da plataforma "Gesto-Fala"incluem a ampliação do acesso ao ensino da (LGG), maior interação entre surdos e ouvintes, e o fortalecimento do uso de recursos digitais no contexto educacional inclusivo e a valorização da diversidade linguística na Guiné-Bissau. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Gestual Guineense | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Plataforma Educacional Digital | pt_BR |
dc.title | Plataforma Educacional Inclusiva para Ensino e Difusão da Língua Gestual Guineense (LGG). | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Engenharia da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Valdano Cá.pdf | 2025_mono_vcá.pdf | 4,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.