Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/731
Título: Aplicabilidade de Uma Tecnologia Sustentável no Município de Barreira do Maciço de Baturité
Autor(es): Silva, Maria Luciene da
Palavras-chave: Biodigestor, biomassa, tratamento e lucro
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, M. L. (2016)
Resumo: A degradação ambiental, associada às mudanças climáticas, tem sido motivo de preocupação para Instituições e ambientalistas. A utilização do potencial das propriedades, no que se refere ao aproveitamento dos resíduos orgânicos para geração de energias alternativas, constitui fator econômico, além de favorecer a redução dos problemas ambientais e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido surge a necessidade de desenvolver e orientar a utilização de tecnologias alternativas sustentáveis, de modo a minimizar os problemas ambientais oriundos das atividades industriais e agrícolas. O biodigestor se apresenta como uma alternativa sustentável de aproveitamento dos resíduos vegetais e tratamento e destino final dos dejetos animais, transformando-os e em biogás e biofertilizante, produtos estes de significativa importância em propriedades rurais. A pesquisa teve como objetivo analisar a viabilidade técnica e econômica da instalação de um biodigestor numa propriedade rural de pequeno porte, localizada na Comunidade Uruá, Município de Barreira, no Ceará, como alternativa sustentável de tratamento e destino da biomassa residual local. Para o funcionamento do biodigestor está sendo utilizado, principalmente, os dejetos suínos que eram descartados sem tratamento ou agregação de valor. Por outro lado, os produtos oriundos da biodigestão contribuem para a diminuição de custos. O gás de cozinha foi substituído pelo biogás e o biofertilizante é utilizado como adubo orgânico nas diversas plantações. Considerado de significativa importância, o biodigestor além de tratar os resíduos orgânicos da propriedade, minimizando os danos ambientais, é uma alternativa de geração de renda.
Descrição: SILVA, Maria Luciene da. Aplicabilidade de uma tecnologia sustentável no município de Barreira do maciço de Baturité. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceara, 2016
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/731
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc com ficha completo anexo.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.