Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/733
Título: Utilização de Fogões Ecológicos Como Uma Tecnologia Sustentável
Título(s) alternativo(s): Um Estudo de Caso na Comunidade Garapa i no Município de acarape-CE
Autor(es): Insaurralde, Paula Andreia Bezerra
Palavras-chave: sustentabilidade, semiárido, lenha, matriz energética.
Data do documento: 2016
Citação: INSAURRALDE, P. A. B. (2016)
Resumo: INSAURRALDE, Paula Andréia Bezerra. A utilização de fogões ecológicos como uma tecnologia sustentável: Um estudo de caso na Comunidade Garapa I, no município de Acarape – CE. 2016. 51p. Dissertação de Mestrado – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Nos últimos anos aumentou consideravelmente a preocupação da sociedade com o meio ambiente e com a utilização de tecnologias sustentáveis. Nesse contexto, várias atividades estão sendo desenvolvidas no âmbito das tecnologias sustentáveis, no intuito de reduzir impactos ambientais, tais como: o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos e líquidos, o uso de fontes energéticas renováveis e a produção local de alimentos. O uso de fontes renováveis de energia vem sendo intensificadas em todo mundo, para tentar mitigar os efeitos nocivos causados ao meio ambiente, devido à queima de combustíveis fósseis. No Nordeste brasileiro apesar da grande difusão do gás de cozinha, a utilização da lenha como fonte de energia para consumo doméstico na zona rural ainda é uma prática corrente. No entanto, surgem diversas alternativas de convivência com o semiárido objetivando a garantia de condições melhores de vida para a população, dentre elas destaca-se a utilização de fogões ecológicos os quais apresentam uma proposta ecológica de diminuição do consumo da lenha. Partindo dessa informação, objetivou-se com o presente projeto analisar os impactos dos fogões ecológicos na qualidade de vida das beneficiárias e na preservação do meio ambiente da comunidade Garapa I, localizada no município de Acarape, Ceará. Para isso foi realizado um estudo de caso através da aplicação de questionários com as mulheres que foram beneficiadas com os fogões ecológicos, além da medição de temperatura desses fogões. De acordo com as análises dos dados gerais da pesquisa realizada com as usuárias dos fogões ecológicos constatou-se que não foram alcançados os objetivos de que os fogões diminuem o consumo de lenha e eliminam a fumaça no interior das residências, visto que a maioria das entrevistadas dizem não sentir diferença em sua saúde quando utiliza o fogão ecológico. O uso dessa tecnologia altera de forma negativa a saúde das entrevistadas, principalmente a respiração e temperatura elevada do ambiente. Os efeitos benéficos para a saúde, não foram devidamente percebidos nos fogões ecológicos, pois a fumaça permanece no interior das casas. É incontestável a importância da disseminação de tecnologias melhoradas de fogões a lenha na zona rural, porém, antes é necessário a comprovação de que realmente essas tecnologias vão atender aos objetivos que se propõem.
Descrição: INSAURRALDE, Paula Andréia Bezerra. Utilização de fogões ecológicos como uma tecnologia sustentável: um estudo de caso na comunidade Garapa 1 no município de Acarape-CE. 2016. 52 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira,Redenção-Ceara, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/733
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Andréia Bezerra Insaurralde com ficha.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.