Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/735
Título: A Produção do Cafe Agroflorestal no Maciço de Baturité
Título(s) alternativo(s): Uma Abordagem Histórico-Social
Autor(es): Ribeiro, Sofia Regina Paiva
Palavras-chave: Agroecologia. Café arábica. Sustentabilidade.
Data do documento: 2017
Citação: RIBEIRO, S. R. P. (2017)
Resumo: O café produzido na região serrana do Maciço de Baturité é apreciado por ser agroflorestal, 100% arábico, livre de agrotóxicos e resíduos químicos, características estas que resultam num alimento mais nutritivo e valorizado. A cafeicultura serrana está inserida numa Área de Proteção Ambiental - APA, a maior extensão preservada de remanescente da Mata Atlântica no Ceará. Nesse espaço geográfico, o cafeeiro encontra-se consorciado com outras culturas, contribuindo para a fertilização do solo, a contenção de pragas e o equilíbrio ecológico. Para os produtores locais, conservar a biodiversidade é imprescindível à sustentabilidade ambiental. Nesse foco, o presente trabalho busca analisar a produção do café agroflorestal na região do Maciço de Baturité, mais precisamente nos municípios de Baturité, Mulungu e Guaramiranga, por meio de uma abordagem histórico-social. O estudo contempla os critérios teóricometodológicos da pesquisa bibliográfica exploratória, com constatações in loco através de observações participativas. O recorte temporal para análise em campo abrange o segundo semestre de 2016 e o primeiro de 2017, considerando diferentes temporalidades para o estudo bibliográfico. Pode-se inferir que a cafeicultura em sistema agroflorestal na região, inobstante praticada em área com restrições legais, traz impactos positivos para o meio ambiente, o produtor e o consumidor, tanto numa perspectiva ecológica como socioeconômica.
Descrição: RIBEIRO, Sofia Regina Paiva. A produção do café agroflorestal no maciço de Baturité: uma abordagem histórico-social. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/735
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOFIA REGINA PAIVA RIBEIRO dissertação com ficha.pdf4,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.