Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7361
Título: As rotas do camdomblé em Juazeiro do Norte-CE: gênero, memória e poder
Autor(es): Ferreira, Maria Edina Marques
Palavras-chave: Camdomblé
Mães de santo
Memória
Gênero
Juazeiro do Norte
Data do documento: 1-Jun-2025
Citação: FERREIRA, M. E. M. (2025)
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar as rotas do candomblé em Juazeiro do Norte, através das memórias e trajetórias das casas mais antigas com ênfase nas mães de santo. Essa investigação se estruturou por meio da metodologia da história oral associada a uma abordagem interdisciplinar. Para discutir acerca das rotas de instauração do candomblé alguns conceitos foram fundamentais sendo eles, memória, oralidade, gênero e poder, visto que se trata de comunidade afrorreligiosas em que a oralidade ainda exerce uma função fundamental, tanto na manutenção, quanto na transmissão e organização ritual. A memória, por sua vez, foi acionada para revisitar as trajetórias pessoais que se cruzam com a trajetória do próprio candomblé em Juazeiro do Norte. Também recorri à categoria gênero, por se tratar de uma categoria que permite discutir as tensões existentes tanto no presente quanto no passado, na dinâmica de implantação, sucessão e visibilidade das casas de Axé, em que as relações de poder se fazem presentes nessa teia de tensões e disputas. O critério de inclusão das entrevistadas foi a idade de iniciação no candomblé, pois a senioridade na religião em questão é um elemento hierárquico. Os primórdios do candomblé em Juazeiro do Norte datam da década de 1970 e, portanto, muito próximo temporalmente do de Fortaleza, na década de 1965. Ainda que estejam situados relativamente próximos temporalmente, o curso da pesquisa apontou para rotas distintas das de Fortaleza, suscitando trânsitos e circuitos específicos entre capital e interior no estabelecimento do candomblé.
Descrição: FERREIRA, Maria Edina Marques. As rotas do camdomblé em Juazeiro do Norte-CE: gênero, memória e poder. 2025. 153f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) - Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7361
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_versao_final_Maria Edina Marques Ferreira .pdf2025_dis_memferreira.pdf5,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.