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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7409
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Camila Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T17:39:09Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T17:39:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-29 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, C. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7409 | - |
dc.description | COSTA, Camila Alves da. Atuação docente na educação especial inclusiva em uma escola pública de ensino fundamental I de Aracoiaba-CE. 2024. 33f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo investigar a atuação docente na educação especial inclusiva em uma escola de ensino fundamental I, no município de Aracoiaba (CE). Deste modo, teve como problemática, analisar como se dá a atuação dos/as docentea voltada à educação especial inclusiva na educação infantil de uma escola pública de Aracoiaba. Tem como obejtivos especificos: Identificar os principais desafios enfrentados pelas docentes na concretização da Educação Especial Inclusiva em uma escola pública de ensino fundamental I de Aracoiaba; Verificar as atvidades desenvolvidas na sala de aula pelas professoras, com atenção voltada á inserção e participação das crianças com deficiência; Descrever a relaçao professor da sala comum, professor AEE e cuidador escolar no processo de inclusão escolar. O referido trabalho tem embasamento teórico estruturado com base nos autores como Nóvoa (1995), Meirieu (2005), Sassaki (1997), Mantoan (1997), PRADO e FREIRE (2001), Carneiro (2012), Fonseca (2021), OLIVEIRA (1996) e Gil (2002) e outros que também pesquisam sobre o referido tema. O presente estudo é classificado como uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, por meio do qual procura abordar o problema da pesquisa a partir de referências já publicadas, além da utilização de pesquisa de campo com a utilização de uma entrevista estruturada e semiestruturada, que servirá de subsídios para o embasamento a respeito do tema pesquisado. O estudo de campo é de grande relevância para nosso trabalho, considerando que em nossa pesquisa foram realizadas observações em sala, nos possibilitando uma visão e maior ideia a respeito do que nos propúnhamos a estudar. Nesse sentido, a partir das reflexões e pesquisa, percebemos a necessidade de discussão acerca do tema, bem como, uma formação específica na educação inclusiva para as docentes, tendo em vista, as dificuldades e desafios enfrentados pelas mesmas em sala de aula para incluir os alunos com deficiência. Foi evidenciado também a parceria professor titular da sala de aula, o professor do AEE e cuidador escolar, como meio para inclusão educacional das crianças com deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.title | Atuação docente na educação especial inclusiva em uma escola pública de ensino fundamental I de Aracoiaba-CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Pedagogia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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AMILA ALVES DA COSTA.pdf | 2024_mono_acosta.pdf | 606,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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