Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Larice Xavier da-
dc.date.accessioned2025-10-14T18:11:48Z-
dc.date.available2025-10-14T18:11:48Z-
dc.date.issued2025-06-02-
dc.identifier.citationSILVA, L. X. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7414-
dc.descriptionSILVA, Larice Xavier da. Ensinar e Acolher: contribuições da afevidade para o aprendizado na Educação de Jovens e Adultos. 2025. 56f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo investigar o impacto da afetividade no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando como as relações afetivas entre educadores e educandos podem contribuir para o fortalecimento dos vínculos com o conhecimento e a permanência dos alunos na escola. Para isso, o trabalho é dividido em cinco seções. A primeira aborda o contexto histórico e legal da EJA, destacando seus marcos normativos e as políticas públicas que a sustentam. A segunda seção trata da alfabetização e do letramento como práticas emancipadoras, discutindo suas especificidades no contexto da EJA. A terceira seção analisa a afetividade como elemento central no processo educativo, com base na perspectiva freiriana, enfatizando a importância do diálogo, da escuta e do acolhimento. A quarta seção apresenta o percurso metodológico, com base em entrevistas realizadas com educandos da EJA, cuja análise é desenvolvida na quinta seção. Os relatos evidenciam que a afetividade exerce um papel essencial na construção da autoestima dos educandos, promovendo um ambiente de pertencimento e confiança. Conclui-se que a afetividade, compreendida como princípio pedagógico, humaniza a educação e impulsiona o desejo de aprender, sobretudo em contextos marcados por exclusões e interrupções escolares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.titleEnsinar e Acolher: contribuições da afe vidade para o aprendizado na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARICE XAVIER DA SILVA.pdf2025_mono_lsilva.pdf650,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.