Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7414
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Larice Xavier da | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T18:11:48Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T18:11:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, L. X. (2025) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7414 | - |
dc.description | SILVA, Larice Xavier da. Ensinar e Acolher: contribuições da afevidade para o aprendizado na Educação de Jovens e Adultos. 2025. 56f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como objetivo investigar o impacto da afetividade no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando como as relações afetivas entre educadores e educandos podem contribuir para o fortalecimento dos vínculos com o conhecimento e a permanência dos alunos na escola. Para isso, o trabalho é dividido em cinco seções. A primeira aborda o contexto histórico e legal da EJA, destacando seus marcos normativos e as políticas públicas que a sustentam. A segunda seção trata da alfabetização e do letramento como práticas emancipadoras, discutindo suas especificidades no contexto da EJA. A terceira seção analisa a afetividade como elemento central no processo educativo, com base na perspectiva freiriana, enfatizando a importância do diálogo, da escuta e do acolhimento. A quarta seção apresenta o percurso metodológico, com base em entrevistas realizadas com educandos da EJA, cuja análise é desenvolvida na quinta seção. Os relatos evidenciam que a afetividade exerce um papel essencial na construção da autoestima dos educandos, promovendo um ambiente de pertencimento e confiança. Conclui-se que a afetividade, compreendida como princípio pedagógico, humaniza a educação e impulsiona o desejo de aprender, sobretudo em contextos marcados por exclusões e interrupções escolares. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.title | Ensinar e Acolher: contribuições da afe vidade para o aprendizado na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LARICE XAVIER DA SILVA.pdf | 2025_mono_lsilva.pdf | 650,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.