Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7422| Título: | Lições formativas de Pretagogia desde a Didática Afrocentrada:uma pesquisa - formação sobre a educação das relações étnico-raciais para formadoras de professoras da educação infantil |
| Autor(es): | Oliveira, Rosa Maria Alves de |
| Palavras-chave: | Formação docente Educação para as Relações Étnico-Raciais Didática Afrocentrada Pretagogia |
| Data do documento: | 5-Jun-2025 |
| Citação: | OLIVEIRA, R. M. A. (2025) |
| Resumo: | Esta pesquisa investigou uma formação realizada com formadoras de professoras da educação infantil no município de Maracanaú, com foco na implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) a partir da didática afrocentrada e da Pretagogia, fundamentada nos estudos de Sandra Petit, Geranilde Costa e Rebeca Meijer. A pesquisa analisou como essas abordagens podem contribuir para a formação docente e para a implementação da Lei 10.639/2003 no contexto municipal. A investigação seguiu a metodologia de pesquisa- formação de cunho colaborativo, baseada em oficinas formativas realizadas para professoras formadoras da educação infantil. O problema central do estudo foi: Que contribuições pode-se ter na implementação da ERER a partir de uma pesquisa-formação com a Pretagogia e a didática afrocentrada? Para responder a essa questão, foram estabelecidos os seguintes objetivos: compreender a presença da Lei 10.639/2003 nos documentos curriculares do município; diagnosticar em que medida os saberes docentes das formadoras contribuem para a ERER; verificar a necessidade de formação continuada; analisar como a Pretagogia pode fortalecer os saberes docentes; e avaliar a contribuição das oficinas para a implementação da ERER na educação infantil. O referencial teórico apresenta categorias como a ERER, educação infantil, formação e saberes docente e didática afrocentrada, mobilizando principalmente, autores como Munanga (2010), Gomes (2017), Freire (1997), Petit (2015, 2020, 2024), Pimenta (2018), Meijer (2020, 2023) e Silva (2012, 2015). Os resultados indicam que a formação foi de grande relevância para a implementação da Lei 10.639/2003, evidenciando que a implementação efetiva da ERER exige mudanças estruturais na formação de professores, incorporando metodologias e epistemologias afrocentradas ou correlatas, como a Pretagogia e a didática afrocentrada, para o fortalecimento do uso dos saberes docentes, notadamente os de humanização e o ancestral, contribuindo sobremaneira para a lapidação do pertencimento afro e para a construção dos saberes docentes de humanização e ancestral das participantes. Por fim, a pesquisa conclui que a formação realizada com formadoras de professoras da educação infantil de Maracanaú desde os dispositivos da Pretagogia e na didática afrocentrada, foi um marco para a implementação da Lei 10.639/2003 nos planejamentos e nas ações dos processos formativos do município. |
| Descrição: | OLIVEIRA, Rosa Maria Alves de. Lições formativas de Pretagogia desde a Didática Afrocentrada:uma pesquisa - formação sobre a educação das relações étnico-raciais para formadoras de professoras da educação infantil. 2025. 131f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente,Mestrado Profissional Em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. |
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7422 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ROSA MARIA ALVES DE OLIVEIRA.pdf | 2025_diss_roliveira.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.