Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/743
Título: Religião como meio de resistência cultural na Guiné-Bissau
Autor(es): Fernandes Júnior, Luís
Palavras-chave: Etnologia - Guiné-Bissau
Manjaco de Calequisse (Povo africano) - Usos e costumes religiosos
Religião e cultura - Guiné-Bissau
Data do documento: 5-Dez-2016
Citação: FERNANDES JÚNIOR, L. (2016)
Resumo: O presente trabalho de monografia discorre sobre a religião como meio de resistências cultural na Guiné-Bissau, com o foco no setor de Calequisse por vias de relato etnográfico dos cultos ao Nacïn Calequisse, G’tchaï e Balugum, determinadas através de Kambatch, que constitui as manutenções das práticas, cerimônias e rituais do povo Mandjako de Calequisse aos seus Deuses e ancestrais como uma marca da resistência a dominação europeia dada através do catolicismo. Dessa forma, objetivo central deste trabalho consiste em analisar os processos das manutenções ou das conservações dos costumes da vida social dos calequissenses, que poderá contribuir na presevação dos mesmos. A metodologia utilizada baseia-se em minhas memórias etnográficas, construídas através das experiências vividas na família, na aldeia dos meus pais, utilizando um roteiro de entrevista organizado no campo para os nativos, no qual, por exemplo: quais os processos de manutenção das práticas cerimônias e rituais aos Deuses e ancestrais que têm sido como uma marca de resistência à dominação dos imperadores? E, para finalizar, perspectiva-se que o presente trabalho de pesquisa ajude em possíveis vazios teóricos sobre esse estudo.
Descrição: FERNANDES JÚNIOR, Luís. Religião como meio de resistência cultural na Guiné-Bissau. 2016. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/743
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_lfernandesjunior.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.