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Título: Tratamento da transitividade verbal no livro didático: uma investigação sob a perspectiva da linguística funcional centrada no uso
Autor(es): Maia, Regina Silveira
Palavras-chave: Linguística Funcional Centrada no Uso
Transitividade
Material didático Tecendo Linguagens
Análise linguística
Ensino de gramática
Data do documento: 20-Nov-2024
Citação: MAIA, R. S. (2024)
Resumo: A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar, sob a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso, o tratamento da Transitividade no material didático Tecendo Linguagens (6o ao 9oanos), aprovada em 2020 pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para uso no Ensino Fundamental Anos Finais. Para investigar esse fenômeno linguístico em material didático, assumimos os postulados teórico-metodológicos definidos pelos estudos de Hopper e Thompson (1980) acerca da Transitividade, que é concebida, conforme esses autores, como uma propriedade de transferência de causalidade entre um Agente e um Paciente, tendo em vista dez parâmetros sintáticos e semânticos independentes. A metodologia adotada para esta pesquisa é de natureza qualitativo-interpretativa. Analisamos os manuais dos professores associados aos livros didáticos selecionados, a fim de entender como as orientações pedagógicas influenciam a abordagem desse fenômeno no Livro do Aluno. Além disso, os livros didáticos destinados aos alunos são examinados com vistas a identificar como a Transitividade verbal é apresentada e abordada, considerando a linguagem utilizada, as atividades propostas e a sequência didática. Os resultados da pesquisa revelam que a Transitividade verbal é tratada, predominantemente, segundo o modelo normativo, embora no Manual do Professor seja postulado uma abordagem interacionista de linguagem para o ensino de Análise Linguística, conforme orientação dos documentos oficiais, como os PCN e a BNCC. Nossas análises revelaram que o tratamento da Transitividade verbal nos livros didáticos da coleção Tecendo Linguagens (6o ao 9o ano) limita-se a explicações metalinguísticas e à aplicação de regras normativas, como a regência verbal, sem aprofundar a reflexão sobre o uso real da língua em contextos comunicativos. Embora a Coleção apresente uma vasta coletânea de tipos de textos e de gêneros discursivos, nossa análise indica a necessidade de uma revisão na abordagem didática, visando a tornar o ensino de gramática mais alinhado com o uso efetivo da linguagem.
Descrição: MAIA, Regina Silveira. Tratamento da transitividade verbal no livro didático: uma investigação sob a perspectiva da linguística funcional centrada no uso. 2024. 167f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7446
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

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