Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/745
Título: A representação da mulher negra nas peças publicitárias veiculadas na TV
Autor(es): Lopes, Marcelo Lenz
Palavras-chave: Estereótipos (Psicologia social) na televisão
Mulheres na comunicação de massa
Negras - Na comunicação de massa
Posicionamento (Publicidade)
Data do documento: 29-Jul-2017
Citação: LOPES, M. L. (2017)
Resumo: Esta monografia debruçou-se sobre o discurso publicitário e sua capacidade de influenciar as mulheres negras, especialmente sobre a construção de identidade dessas mulheres, através do texto publicitário. Parti dos conceitos de identidade dos Estudos Culturais e da interface entre mídia, gênero e raça, interseccionando-os de modo a gerar problemáticas para um estudo comparativo racial. Como metodologia se utilizou a pesquisa bibliográfica, sites sobre publicidade e dados da área da comunicação, como também documentários e entrevistas de especialistas da área de mídia e comunicação. Adotou-se os estudos de psicanálise baseados na obra de Souza (1983). As análises semióticas de Mulvey (1983, 2005, 2005) e o processo de codagem e decodagem de Hall (2006). Constatou-se sobre a importância da reflexão dos papéis de gênero que são reproduzidos na mídia televisiva e outras. Foi possível através deste trabalho, a percepção de que a mulher negra não pode continuar sendo negligenciada na mídia e que se faz urgente a mudança de paradigmas de imagem e padrões.
Descrição: LOPES, Marcelo Lenz. A representação da mulher negra nas peças publicitárias veiculadas na TV. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/745
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_mlopes.pdf704,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.