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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7451Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Soares, Danúbia | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T17:18:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-28T17:18:35Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
| dc.identifier.citation | SOARES, D. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7451 | - |
| dc.description | SOARES, Danúbia. Ensino de biologia na educação de jovens e adultos: em pauta a experiência da escola indígena Jenipapo-Kanindé, Aquiraz, Ceará, Brasil. 2025. 15f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Educação Escolar Indígena configura-se como um modelo diferenciado de ensino, que busca respeitar e integrar os saberes tradicionais aos conhecimentos sistematizados. No contexto da Educação de Jovens e Adultos em comunidades indígenas, emergem desafios específicos, mas também potencialidades singulares, especialmente no ensino de disciplinas como a Biologia. Este estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas adotadas na disciplina de Biologia na Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, localizada na Aldeia Jenipapo-Kanindé, no município de Aquiraz, Ceará. A escola, que oferta a Educação de Jovens e Adultos no período noturno, pauta-se na valorização da interculturalidade e no fortalecimento da identidade étnica dos estudantes. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo como principal instrumento o questionário com estudantes do ensino médio. Os dados revelaram que os estudantes demonstram interesse pela disciplina de Biologia, especialmente quando os conteúdos são abordados de forma contextualizada, relacionando-se com seu cotidiano e com os saberes tradicionais da comunidade. No entanto, observou-se que muitos estudantes tinham pouco ou nenhum contato prévio com a disciplina, o que dificultou a aprendizagem inicial. Diante disso, destaca-se a importância de práticas pedagógicas que considerem as especificidades culturais dos povos indígenas e promovam uma educação significativa e emancipatória. Conclui-se que o ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos indígena deve ser repensado de modo a integrar os conhecimentos científicos aos saberes ancestrais, contribuindo para uma formação de sujeitos críticos, conscientes de sua identidade e do seu papel na sociedade. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação Escolar Indígena | pt_BR |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
| dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
| dc.subject | Identidade étnica | pt_BR |
| dc.title | Ensino de biologia na educação de jovens e adultos: em pauta a experiência da escola indígena Jenipapo-Kanindé, Aquiraz, Ceará, Brasil. | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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