Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Danúbia-
dc.date.accessioned2025-10-28T17:18:35Z-
dc.date.available2025-10-28T17:18:35Z-
dc.date.issued2025-05-19-
dc.identifier.citationSOARES, D. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7451-
dc.descriptionSOARES, Danúbia. Ensino de biologia na educação de jovens e adultos: em pauta a experiência da escola indígena Jenipapo-Kanindé, Aquiraz, Ceará, Brasil. 2025. 15f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Escolar Indígena configura-se como um modelo diferenciado de ensino, que busca respeitar e integrar os saberes tradicionais aos conhecimentos sistematizados. No contexto da Educação de Jovens e Adultos em comunidades indígenas, emergem desafios específicos, mas também potencialidades singulares, especialmente no ensino de disciplinas como a Biologia. Este estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas adotadas na disciplina de Biologia na Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, localizada na Aldeia Jenipapo-Kanindé, no município de Aquiraz, Ceará. A escola, que oferta a Educação de Jovens e Adultos no período noturno, pauta-se na valorização da interculturalidade e no fortalecimento da identidade étnica dos estudantes. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo como principal instrumento o questionário com estudantes do ensino médio. Os dados revelaram que os estudantes demonstram interesse pela disciplina de Biologia, especialmente quando os conteúdos são abordados de forma contextualizada, relacionando-se com seu cotidiano e com os saberes tradicionais da comunidade. No entanto, observou-se que muitos estudantes tinham pouco ou nenhum contato prévio com a disciplina, o que dificultou a aprendizagem inicial. Diante disso, destaca-se a importância de práticas pedagógicas que considerem as especificidades culturais dos povos indígenas e promovam uma educação significativa e emancipatória. Conclui-se que o ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos indígena deve ser repensado de modo a integrar os conhecimentos científicos aos saberes ancestrais, contribuindo para uma formação de sujeitos críticos, conscientes de sua identidade e do seu papel na sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Escolar Indígenapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectIdentidade étnicapt_BR
dc.titleEnsino de biologia na educação de jovens e adultos: em pauta a experiência da escola indígena Jenipapo-Kanindé, Aquiraz, Ceará, Brasil.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danúbia Soares.pdf2025_art_dsoares.pdf221,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.