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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7552Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Issenguele, Márcia Cândido | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T15:02:25Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T15:02:25Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
| dc.identifier.citation | ISSENGUELE, M. C. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7552 | - |
| dc.description | ISSENGUELE, Márcia Cândido. Políticas educacionais: ingresso e permanência no ensino superior em Luanda (Angola). 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este artigo pretende analisar as políticas educacionais, a partir do ingresso e da permanência no ensino superior angolano, em Luanda. De modo a compreender de que forma as políticas públicas educacionais do sistema de ensino angolano têm se refletido na materialização do direito ao acesso à educação superior e impactado no processo de inclusão e na permanência dos estudantes de baixa renda, e em condições de vulnerabilidade socioeconômica nas universidades de Luanda. A pesquisa foi relevante para nos ajudar a identificar os desafios que os estudantes têm enfrentado para permanecerem nas universidades até a conclusão do curso, como também para identificar a necessidade de o governo angolano avaliar os fatores culturais, sociais e regionais, ao implementar políticas educacionais. Concluímos que o governo angolano criou programas para garantir a permanência dos estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica, implementando políticas de cotas para estudantes filhos de antigos combatentes e veteranos da pátria, bem como para estudantes portadores de deficiência. Apesar disso, estes programas ainda carecem de uma fiscalização e transparência nos processos seletivos, como também ampliar e incluir para outras categorias da população angolana. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação e Estado - Luanda (Angola) | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Universidades e faculdades - Ingresso | pt_BR |
| dc.title | Políticas educacionais: ingresso e permanência no ensino superior em Luanda (Angola) | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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