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dc.contributor.authorIssenguele, Márcia Cândido-
dc.date.accessioned2025-11-17T15:02:25Z-
dc.date.available2025-11-17T15:02:25Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationISSENGUELE, M. C. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7552-
dc.descriptionISSENGUELE, Márcia Cândido. Políticas educacionais: ingresso e permanência no ensino superior em Luanda (Angola). 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo pretende analisar as políticas educacionais, a partir do ingresso e da permanência no ensino superior angolano, em Luanda. De modo a compreender de que forma as políticas públicas educacionais do sistema de ensino angolano têm se refletido na materialização do direito ao acesso à educação superior e impactado no processo de inclusão e na permanência dos estudantes de baixa renda, e em condições de vulnerabilidade socioeconômica nas universidades de Luanda. A pesquisa foi relevante para nos ajudar a identificar os desafios que os estudantes têm enfrentado para permanecerem nas universidades até a conclusão do curso, como também para identificar a necessidade de o governo angolano avaliar os fatores culturais, sociais e regionais, ao implementar políticas educacionais. Concluímos que o governo angolano criou programas para garantir a permanência dos estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica, implementando políticas de cotas para estudantes filhos de antigos combatentes e veteranos da pátria, bem como para estudantes portadores de deficiência. Apesar disso, estes programas ainda carecem de uma fiscalização e transparência nos processos seletivos, como também ampliar e incluir para outras categorias da população angolana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Luanda (Angola)pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Ingressopt_BR
dc.titlePolíticas educacionais: ingresso e permanência no ensino superior em Luanda (Angola)pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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