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dc.contributor.authorCoelho, Maria Elivânia Felix-
dc.date.accessioned2025-11-18T17:45:49Z-
dc.date.available2025-11-18T17:45:49Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationCOELHO, M. E. F. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7584-
dc.descriptionCOELHO, Maria Elivânia Felix. Um resgate histórico da inclusão da criança com deficiência no ambiente escolar: Terminologias discriminatórias, exclusão e avanços na Educação Básica. 2024. 25f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investiga um resgate histórico dos desafios na inclusão da criança com deficiência no ambiente escolar, no que se refere às terminologias discriminatórias, a exclusão e os avanços na educação básica. Toma-se, o processo da socialização escolar enquanto mecanismo fundamental nas aprendizagens cotidianas estabelecidas nas instituições de ensino e isso não seria diferente quando se trata da criança com deficiência, já que o ambiente escolar se transforma em um espaço pelo qual eles/as passam a maior parte do tempo. Dessa forma, torna-se fundamental refletir sobre as ferramentas pedagógicas que contribuem na inclusão e permanência dessas crianças como sujeitos/as de direitos. Por outro lado, devemos nos atentar sobre elementos historicamente construídos que se perpetuam na sociedade e que promovem a exclusão desses indivíduos. Portanto, para, entendermos esta realidade, adota-se a metodologia bibliográfica e a abordagem qualitativa, para melhor compreender os elementos excludentes que impactam a vida da pessoa com deficiência. Desta forma, este trabalho foi subdividido, além da apresentação e considerações finais, em três (3) seções: na primeira seção, aborda-se, sobre um breve histórico da educação inclusiva; na segunda seção, enfatiza-se, o papel do/a docente na inclusão dos alunos/as com deficiência; na terceira, e última seção, trata-se das terminologias usadas no espaço escolar e o senso comum. Nesse sentido, torna-se imperativo refletirmos os processos sócio-históricos dessa discriminação na sociedade, haja vista que, a pessoa com deficiência sempre foi colocada em um lugar de estigmatização e preconceito, fato este que, perduram atualmente, apesar de lutas e conquistas por igualdade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectTerminologias Excludentespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleUm resgate histórico da inclusão da criança com deficiência no ambiente escolar: Terminologias discriminatórias, exclusão e avanços na Educação Básica.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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