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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7584Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Coelho, Maria Elivânia Felix | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T17:45:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T17:45:49Z | - |
| dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
| dc.identifier.citation | COELHO, M. E. F. (2024) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7584 | - |
| dc.description | COELHO, Maria Elivânia Felix. Um resgate histórico da inclusão da criança com deficiência no ambiente escolar: Terminologias discriminatórias, exclusão e avanços na Educação Básica. 2024. 25f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente estudo investiga um resgate histórico dos desafios na inclusão da criança com deficiência no ambiente escolar, no que se refere às terminologias discriminatórias, a exclusão e os avanços na educação básica. Toma-se, o processo da socialização escolar enquanto mecanismo fundamental nas aprendizagens cotidianas estabelecidas nas instituições de ensino e isso não seria diferente quando se trata da criança com deficiência, já que o ambiente escolar se transforma em um espaço pelo qual eles/as passam a maior parte do tempo. Dessa forma, torna-se fundamental refletir sobre as ferramentas pedagógicas que contribuem na inclusão e permanência dessas crianças como sujeitos/as de direitos. Por outro lado, devemos nos atentar sobre elementos historicamente construídos que se perpetuam na sociedade e que promovem a exclusão desses indivíduos. Portanto, para, entendermos esta realidade, adota-se a metodologia bibliográfica e a abordagem qualitativa, para melhor compreender os elementos excludentes que impactam a vida da pessoa com deficiência. Desta forma, este trabalho foi subdividido, além da apresentação e considerações finais, em três (3) seções: na primeira seção, aborda-se, sobre um breve histórico da educação inclusiva; na segunda seção, enfatiza-se, o papel do/a docente na inclusão dos alunos/as com deficiência; na terceira, e última seção, trata-se das terminologias usadas no espaço escolar e o senso comum. Nesse sentido, torna-se imperativo refletirmos os processos sócio-históricos dessa discriminação na sociedade, haja vista que, a pessoa com deficiência sempre foi colocada em um lugar de estigmatização e preconceito, fato este que, perduram atualmente, apesar de lutas e conquistas por igualdade. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Pessoas com Deficiência | pt_BR |
| dc.subject | Terminologias Excludentes | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.title | Um resgate histórico da inclusão da criança com deficiência no ambiente escolar: Terminologias discriminatórias, exclusão e avanços na Educação Básica. | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MARIA ELIVÂNIA FELIX COELHO.pdf | 2024_art_mcoelho.pdf | 411,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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