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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7586| Título: | Vozes de estudantes gestantes na Educação de Jovens e Adultos no município de Barreira, CE. |
| Autor(es): | Costa, Mikaele da Silva |
| Palavras-chave: | Desafios Educação de Jovens e Adultos Gênero |
| Data do documento: | 2-Jun-2025 |
| Citação: | COSTA, M. S. (2025) |
| Resumo: | Esta pesquisa analisa os processos pedagógicos relacionados à inclusão de estudantes gestantes matriculadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na etapa do Ensino Médio. Parte-se da constatação de que a gravidez é um dos principais motivos de evasão escolar entre as mulheres. O objetivo geral é analisar os processos pedagógicos referentes à inclusão das estudantes gestantes ou recém mães (puérperas), matriculadas em turmas de EJA do Ensino Médio, em uma escola da rede pública estadual localizada no município de Barreira Ceará, sendo os objetivos específicos: Apresentar a EJA numa perspectiva histórica e política; Caracterizar a EJA na realidade do município de Barreira e do Maciço de Baturité; Identificar os processos pedagógicos referentes à inclusão das estudantes gestantes nas turmas de EJA na etapa do ensino médio. A pesquisa possui abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com três estudantes puérperas matriculadas na EJA do ensino médio da Escola Danisio Dalton da Rocha Correa, localizada em Barreira CE, macrorregião do Maciço de Baturité. A análise dos dadosfoi feita com base na técnica de análise de conteúdo, organizando os relatos das participantes em três categorias principais: Dificuldades na gestação; Estudo e maternidade; Perspectivas de futuro na EJA. O referencial teórico apoia- se em autotas com Joan Scott e Simone Beauvoir, no debate sobre gênero e a condição da mulher; e em estudiosos como José Luiz de Paiva, Jaqueline Ventura, e Vanilda Paiva, no que se refere ao processo político e histórico da EJA. As conclusões revelam que as estudantes matriculadas na EJA percebem a importância da modalidade, para além do processo de escolarização, associando-a a construção de identidade e realização pessoal. Os resultados também evidenciam entraves significativos para permanência e desempenho escolar das estudantes que vivenciam a gravidez ou o puerpério durante o processo de escolarização, o que e permite o delineamento de novas pesquisas que possam abordar a dimensão social, pedagógica e psicológica dos desafios enfrentados pelas mulheres gestantes e puérperas na EJA. |
| Descrição: | COSTA, Mikaele da Silva. Vozes de estudantes gestantes na Educação de Jovens e Adultos no município de Barreira, CE. 2025. 60f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. |
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7586 |
| Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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