Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNanque, Amison-
dc.date.accessioned2025-11-26T17:41:01Z-
dc.date.available2025-11-26T17:41:01Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationNANQUE, A. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7615-
dc.descriptionNANQUE, Amison. A atuação da Escola Comunitária Hodjamei Nanque da comunidade de Cumano na Guiné-Bissau. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa compreender a educação comunitária da Escola Comunitária de Cumano na Guiné-Bissau, principalmente a sua atuação e funcionamento na comunidade de Cumano. O artigo é um estudo de caráter bibliográfico e documental. E utilizou-se como fonte de investigação além dos livros, artigos e Leis educacionais, um questionário que foi respondido via formulário google forms, para levantamento de informações e construção dos dados. O apoio teórico se baseia em pesquisas anteriores, principalmente sobre a educação comunitária. O trabalho aborda a criação da Escola de Cumano, em que perspectiva nasceu e como acontece sua atuação atualmente. O artigo estrutura-se em (4) sessões ou tópicos. E estabelecemos os objetivos específicos a seguir: 1. Compreender a educação promovida pelas comunidades junto à escola comunitária da Guiné-Bissau; 2. Refletir sobre o funcionamento e a atuação da escola dentro da comunidade; 3. Entender as dificuldades e desafios que a comunidade enfrenta junto a escola comunitária para dar possibilidade da escolarização às crianças. 4. Conhecer as estratégias usadas pela escola comunitária de Cumano para garantir a educação na comunidade. Destaco, a mobilização da comunidade local como contribuição fundamental para o acesso das crianças à educação, o que é de extrema importância para a comunidade e para a Guiné-Bissau, país da costa ocidental da África que enfrenta desafios enormes para oferecer acesso à educação formal, em todos os níveis de ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola Comunitária Hodjamei Nanque-Cumanopt_BR
dc.subjectEscolas comunitárias - Cumano (Biombo, Guiné-Bissau)pt_BR
dc.titleA atuação da Escola Comunitária Hodjamei Nanque da comunidade de Cumano na Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_arti_amisonnanque.pdf2025_arti_amisonnanque.pdf824,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.