Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7615Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Nanque, Amison | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T17:41:01Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-26T17:41:01Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
| dc.identifier.citation | NANQUE, A. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7615 | - |
| dc.description | NANQUE, Amison. A atuação da Escola Comunitária Hodjamei Nanque da comunidade de Cumano na Guiné-Bissau. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho visa compreender a educação comunitária da Escola Comunitária de Cumano na Guiné-Bissau, principalmente a sua atuação e funcionamento na comunidade de Cumano. O artigo é um estudo de caráter bibliográfico e documental. E utilizou-se como fonte de investigação além dos livros, artigos e Leis educacionais, um questionário que foi respondido via formulário google forms, para levantamento de informações e construção dos dados. O apoio teórico se baseia em pesquisas anteriores, principalmente sobre a educação comunitária. O trabalho aborda a criação da Escola de Cumano, em que perspectiva nasceu e como acontece sua atuação atualmente. O artigo estrutura-se em (4) sessões ou tópicos. E estabelecemos os objetivos específicos a seguir: 1. Compreender a educação promovida pelas comunidades junto à escola comunitária da Guiné-Bissau; 2. Refletir sobre o funcionamento e a atuação da escola dentro da comunidade; 3. Entender as dificuldades e desafios que a comunidade enfrenta junto a escola comunitária para dar possibilidade da escolarização às crianças. 4. Conhecer as estratégias usadas pela escola comunitária de Cumano para garantir a educação na comunidade. Destaco, a mobilização da comunidade local como contribuição fundamental para o acesso das crianças à educação, o que é de extrema importância para a comunidade e para a Guiné-Bissau, país da costa ocidental da África que enfrenta desafios enormes para oferecer acesso à educação formal, em todos os níveis de ensino. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Escola Comunitária Hodjamei Nanque-Cumano | pt_BR |
| dc.subject | Escolas comunitárias - Cumano (Biombo, Guiné-Bissau) | pt_BR |
| dc.title | A atuação da Escola Comunitária Hodjamei Nanque da comunidade de Cumano na Guiné-Bissau | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Appears in Collections: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_arti_amisonnanque.pdf | 2025_arti_amisonnanque.pdf | 824,65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.