Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Lívia Bispo dos-
dc.date.accessioned2025-11-27T14:32:43Z-
dc.date.available2025-11-27T14:32:43Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationSANTOS, L. B. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7621-
dc.descriptionSANTOS, Lívia Bispo dos. Literatura infantil, comunidades negras, personagens e narrativas. 2025. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa quatro obras literárias de uma recente produção destinada às crianças e jovens que trazem como enredo a vida cotidiana de comunidades negras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que selecionou duas obras de Ladjane Alves Sousa – Rainhas (2018) e Reis (2020); uma de Evelyn Sacramento – Menina Nicinha (2021) e outra de Raiane Cordeiro de Araujo – A riqueza do lugar: história da comunidade quilombola do Maracujá (2021). O estudo tem no pensamento de Paulo Freire uma das suas principais referências teóricas, sobretudo no que se refere aos conceitos de educação popular (Freire, 2013; 2018) e pedagogia decolonial (Mota Neto, 2016), bem como na nos estudos sobre a literatura infantil (Coelho, 2000), (Lajolo; Zilberman, 2017), (Machado, 2011), além de reflexões do campo educacional (Soares, 1999), (Cademartori, 2024), com vistas a discutir a literatura infantil como objeto estético e pedagógico em contextos escolares. As tramas narrativas escolhidas trazem o cotidiano de comunitárias negras como fonte inspiradora da escrita literária. A importância dessa literatura na escola reside na sua força como artefato didático na construção de uma perspectiva freiriana de educação popular fundamentada na valorização das culturas e experiências locais como contribuição à construção de práticas educativas antirracista.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.titleLiteratura infantil, comunidades negras, personagens e narrativaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_arti_liviasantos.pdf2025_arti_liviasantos.pdf536,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.