Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Francisco Fernando Bessa-
dc.date.accessioned2025-12-22T11:53:45Z-
dc.date.available2025-12-22T11:53:45Z-
dc.date.issued2025-11-12-
dc.identifier.citationMOURA, F. F. B. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7652-
dc.descriptionMOURA, Francisco Fernando Bessa. Desafios enfrentados pelos/as professores/as no processo de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais. 2025. 23f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA educação especial inclusiva tem se consolidado como um tema fundamental no cenário educacional, embora sua implementação prática ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no que tange à capacitação docente e ao suporte pedagógico. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) na Escola Municipal José Neves de Castro, localizada em Acarape (CE). A pesquisa adotará uma abordagem de natureza qualitativa e se caracteriza como um estudo de campo. A coleta de dados empíricos será realizada por meio de questionários semiestruturados e entrevistas individuais com oito professores do Ensino Fundamental I que atuam diretamente com alunos com NEE. A análise de conteúdo dos depoimentos visa identificar padrões relacionados à falta de formação continuada, escassez de recursos e o papel da família. Espera-se que os dados a serem obtidos forneçam subsídios concretos para a Secretaria Municipal de Educação de Acarape (SME), visando a oferta de apoio público e o aprimoramento das práticas educacionais inclusivas no contexto escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectNecessidades Educacionais Especiaispt_BR
dc.subjectDesafios dos Docentespt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleDesafios enfrentados pelos/as professores/as no processo de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) - Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO FERNANDO BESSA MOURA.pdf2025_proj_fmoura.pdf389,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.