Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7652Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Moura, Francisco Fernando Bessa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-22T11:53:45Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-22T11:53:45Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-12 | - |
| dc.identifier.citation | MOURA, F. F. B. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7652 | - |
| dc.description | MOURA, Francisco Fernando Bessa. Desafios enfrentados pelos/as professores/as no processo de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais. 2025. 23f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A educação especial inclusiva tem se consolidado como um tema fundamental no cenário educacional, embora sua implementação prática ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no que tange à capacitação docente e ao suporte pedagógico. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) na Escola Municipal José Neves de Castro, localizada em Acarape (CE). A pesquisa adotará uma abordagem de natureza qualitativa e se caracteriza como um estudo de campo. A coleta de dados empíricos será realizada por meio de questionários semiestruturados e entrevistas individuais com oito professores do Ensino Fundamental I que atuam diretamente com alunos com NEE. A análise de conteúdo dos depoimentos visa identificar padrões relacionados à falta de formação continuada, escassez de recursos e o papel da família. Espera-se que os dados a serem obtidos forneçam subsídios concretos para a Secretaria Municipal de Educação de Acarape (SME), visando a oferta de apoio público e o aprimoramento das práticas educacionais inclusivas no contexto escolar. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Necessidades Educacionais Especiais | pt_BR |
| dc.subject | Desafios dos Docentes | pt_BR |
| dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
| dc.title | Desafios enfrentados pelos/as professores/as no processo de ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais | pt_BR |
| dc.type | Research project | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) - Instituto de Humanidades (Ceará) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FRANCISCO FERNANDO BESSA MOURA.pdf | 2025_proj_fmoura.pdf | 389,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.