Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7988
Título: De queridinho dos doadores ao declínio internacional: o caso das dívidas ocultas em Moçambique entre 2013 e 2019
Autor(es): Ofesse, Yolanda Rafael
Palavras-chave: Moçambique – Condições econômicas
Relações econômicas internacionais
Instituições Financeiras Internacionais
Teoria da dependência
Data do documento: 4-Dez-2025
Citação: OFESSE, Y. R. (2025)
Resumo: Moçambique foi um dos países considerado como um caso de sucesso após os bons resultados macroeconômicos que se seguiram às intervenções das Instituições Financeiras Internacionais (IFIs) que implicaram na implementação do capitalismo neoliberal e na abertura do mercado para investimentos e megaprojetos estrangeiros. Mesmo com esse ideário de alcance de sucesso que levou o país a ser considerado um modelo para as IFIs, este permaneceu sendo um dos mais pobres do mundo, e realizou uma dívida, em caráter sigiloso das IFIs através da concessão de empréstimos que totalizaram 2,2 bilhões de dólares. O trabalho, a partir de uma análise da economia política contemporânea de Moçambique centrada neste escândalo das dívidas ocultas, parte da inquietação em torno desta trajetória de mudança diametral que levou ao declínio da imagem internacional do país. O objetivo do artigo é interpretar essa trajetória a partir de aportes teóricos da teoria da dependência que, apesar de ter sido desenvolvido com o objetivo de analisar a situação da América Latina, possui capilaridade relevante para avançar a análise de contextos do continente africano e oferece um olhar crítico sobre as estruturas de poder que marcam as relações entre o centro e a periferia no sistema internacional. A teoria da dependência é mobilizada para situar o caso de Moçambique como um exemplo da permanência de desafios estruturais históricos, como dependência de exportações primárias, vulnerabilidade frente às variações externas, pobreza, corrupção e fragilidades institucionais do Estado. A pesquisa tem caráter qualitativo, composta majoritariamente por revisão bibliográfica e análise documental dos relatórios das IFIs. Conclui-se que o caso moçambicano não pode ser explicado apenas por decisões internas equivocadas, mas reflete uma inserção dependente e subordinada na economia mundial, reforçada pela lógica da ajuda externa e pelas condicionalidades impostas pelas IFIs hegemônicas.
Descrição: OFESSE, Yolanda Rafael. De queridinho dos doadores ao declínio internacional: o caso das dívidas ocultas em Moçambique entre 2013 e 2019. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7988
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_arti_yolandaofesse.pdf2025_arti_yolandaofesse.pdf285,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.