Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/806
Título: Movimento cultural Hip Hop em São Paulo: os discursos dos rappers
Autor(es): Antonio, Husani Kamau
Palavras-chave: Griots - São Paulo (Estado)
Hip hop (Cultura popular) - São Paulo (Estado) - História
Músicos de rap - Brasil
Rap (Música) - São Paulo (Estado)
Data do documento: 15-Dez-2017
Citação: ANTONIO, H. K. (2017)
Resumo: O objetivo da monografia, “movimento Cultural Hip Hop em São Paulo: o discurso dos rappers”, é discutir o advento do movimento Hip Hop e do rap, especialmente nas décadas de 1980, 1990 e 2000, no Estado de São Paulo. O caminho para revelar o movimento, o método, foi a leitura dos álbuns, de letras e de depoimentos de alguns rappers que marcaram o início do rap brasileiro. O trabalho apresenta uma breve história do movimento e a sua relação com a luta contra o racismo, a exclusão e a violência policial; objetiva também dar voz aos jovens negros, pobres, periféricos e favelados. De modo sintético, a monografia traz os capítulos seguintes: alguns apontamentos sobre o advento do rap, os primeiros contatos dos rappers com o Hip Hop no Brasil. Hip Hop, rap e a tradição dos griots a relação com a literatura marginal e negra. São fundamentais para o rap o lugar do DJ e a importância da apropriação e/ou o uso inovador dos meios tecnológicos, como os toca-discos, para as criações musicais e para as intervenções culturais, artísticas e políticas.
Descrição: ANTONIO, Husani Kamau. Movimento cultural Hip Hop em São Paulo: os discursos dos rappers. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/806
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_hantonio.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.