Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/8235
Title: Perda do território, turismo sexual e diminuição dos mariscos: um estudo sobre os impactos do turismo internacional nas comunidades Bijagó das ilhas Bubaque e Rubane (Guiné-Bissau)
Authors: Nhiracó, Amissão Jorge
Keywords: Conflito fundiário
Turismo sexual
Bijagó (povo africano) - Usos e costumes
Desapropriação
Issue Date: 7-Jul-2026
Citation: NHIRACÓ, A. J. (2026)
Abstract: O estudo analisa os impactos sociais, culturais e territoriais da expansão do turismo nas ilhas de Bubaque e Rubane, pertencente ao arquipélago dos Bijagós na Guiné-Bissau. A pesquisa evidencia os conflitos gerados pela apropriação de espaços sagrados e comunitários por empresários e turistas estrangeiros, destacando a tensão entre a lógica mercantilista do turismo e a preservação das tradições locais. A organização social bijagó baseia-se em solidariedade e ancestralidade, é profundamente afetada pela territorialização do capital, que transforma espaços coletivos em mercadorias, Casos relatados mostram disputas por terras, invasões de locais sagrados, restrição de acesso a praia, aumento de comercialização dos mariscos, turismo sexual e processos de desterritorialização que fragilizam a identidade cultural e a coesão comunitária. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfico, com levantamento dos artigos científicos e fontes jornalísticos, além de entrevista com moradores locais. O trabalho contribui para a literatura acadêmica ao discutir como o turismo, embora produtor de “desenvolvimento” econômico externo, gera exclusão social, aculturação e conflitos de propriedade, colocando em risco a preservação cultural e espiritualidade das comunidades tradicionais. Os resultados apontam que a territorialização do turismo introduz novas formas de uso dos espaços, subordinadas à logica mercantilista, gerando tensões entre preservação e participação das comunidades locais em seu planejamento.
Description: NHIRACÓ, Amissão Jorge. Perda do território, turismo sexual e diminuição dos mariscos: um estudo sobre os impactos do turismo internacional nas comunidades Bijagó das ilhas Bubaque e Rubane (Guiné-Bissau). 2026. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2026.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/8235
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2026_arti_amissaonhiraco.pdf2026_arti_amissaonhiraco.pdf639,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.