Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/885
Título: A relação universidade e sociedade em comunidades camponesas com conflitos ambientais
Título(s) alternativo(s): o olhar dos moradores da comunidade do Tomé, Chapada do Apodi , Ceará
Autor(es): Leão, Fernando Antônio Fontenele
Palavras-chave: Comunidade e Universidade
Justiça Ambiental
Emancipação humana
Universidade pública
Data do documento: 2018
Citação: LEÃO, F. A. F. (2018)
Resumo: Já há algumas décadas, há um avanço das fronteiras de acumulação capitalista sobre os territórios camponeses no Brasil, gerando injustiças e conflitos sociais e ambientais. O quadro de conflitos e as denuncias feitas por Movimentos Sociais organizados e por moradores de comunidades atingidas chamam a atenção de pesquisadores e grupos de pesquisa de diferentes universidades públicas no país que reagem com uma série de ações acadêmicas nesses territórios. Nesta perspectiva, considerando um conjunto de reflexões acerca das relações existentes entre Universidade e Comunidade, cumpre indagar: o que pensam os moradores dessas comunidades acerca de tais ações? A pesquisa intenta compreender os desafios, os limites e as potencialidades da atuação da Universidade em comunidades camponesas com conflitos ambientais, a partir do olhar dos moradores da comunidade do Tomé, Chapada do Apodi, Ceará, acerca de ações realizadas entre 2007 e 2017. Nossa definição do universo da pesquisa passou pela compreensão de que o conflito instalado nessa comunidade, situada na macrorregião cearense do Baixo Jaguaribe, é um caso representativo dos conflitos ambientais que se multiplicam no país e a comunidade do Tomé se transformou no epicentro dos conflitos na região, principalmente, pela atuação de Zé Maria do Tomé, agricultor e liderança nesta comunidade, assassinado em 2010. Considerando a perspectiva reflexiva da relação Universidade e Sociedade e a análise do olhar dos moradores acerca das ações da Universidade, o viés metodológico desta pesquisa fundamentou-se na articulação entre i) pesquisa bibliográfica; ii) observação participante; iii) entrevistas semi-estruturadas; e iv) análise de um texto teatral. A revisão bibliográfica centrou na produção acadêmica relacionada aos conflitos ambientais na região do Baixo Jaguaribe, na Chapada do Apodi e, especificamente, na comunidade do Tomé, entre os anos de 2007 e 2017 (RIGOTTO, 2011; FERREIRA, 2012; ROCHA, 2013; SILVA, 2014) e a produção teórica sobre comunidades camponesas (MARTINS, 1981; 1989; 1993), sobre educação e emancipação (FREIRE, 1977; 2005; SANTOS, 1991; 2006) e sobre Universidade (RIBEIRO, 2003; ALMEIDA FILHO, 2007; SANTOS, 2013). O trabalho possui relevância à medida que a experiência dos moradores da comunidade pode oferecer elementos à Universidade para avaliar o que foi realizado e para arquitetar uma práxis acadêmica mais democrática, socialmente referenciada e comprometida ética e politicamente com as transformações sociais na direção da justiça ambiental e da emancipação do ser humano. Entre os principais resultados, apresentamos uma síntese dos desafios, limites e potencialidades da relação Universidade e Comunidade e um quadro com princípios gerais acerca do modelo de Universidade pensado pelos moradores da comunidade do Tomé.
Descrição: LEÃO, Fernando Antônio Fontenele. A relação Universidade e Sociedade em comunidades camponeses com conflitos ambientais: o olhar dos moradores da comunidade do Tomé, Chapada do Apodi, Ceará. 2018. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Instituto Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/885
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_leao_final_com_ficha.pdf2018_dis_fafleao.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.