Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/908
Título: Na nossa terra tem Murici e Batiputá
Título(s) alternativo(s): o conhecimento etnobotânico dos tremembé sobre as frutas nativas
Autor(es): Pinto, André Luis Aires
Palavras-chave: etnobotânica
tremembé
frutas
Data do documento: 2016
Citação: PINTO, A. L. A. (2016)
Resumo: Os Tremembé da Barra do Mundaú são um povo indígena que habita o litoral oeste do estado do Ceará. A dissertação visa compreender o seu conhecimento tradicional acerca das frutas nativas de seu território e oferecer uma contribuição para a etnobotânica dos indígenas do Nordeste. Discutem-se as bases teóricas para a construção do conceito de etnobotânica e para a compreensão do território enquanto espaço necessário à reprodução física e cultural do grupo étnico. Elegeu-se a metodologia qualitativa, com abordagem etnográfica. Faz-se um histórico dos Tremembé da Barra do Mundaú e de sua luta política para garantir os direitos sobre seu território tradicional. É apresentada a identificação das frutas utilizadas pelos indígenas, indicando seus principais usos, os conhecimentos associados e a caracterização das consideradas mais significativas para o grupo. A partir de uma etnografia da festa do murici e do batiputá, são estudados os usos dessas frutas pelos Tremembé e os motivos de sua relevância cultural. Foram elaborados jogos educativos sobre as frutas do território e foi ministrado um curso de etnobotânica como forma de retorno da pesquisa à comunidade. A relevância das frutas para os Tremembé vai além do aspecto nutricional e está associada ao conhecimento tradicional que o povo indígena detém sobre esse recurso, relacionado com várias de suas práticas culturais. Tais práticas os distinguem de outros grupos sociais e expressam sua identidade indígena.
Descrição: PINTO, André Luis Aires. Na nossa terra tem Murici e Batiputá: o conhecimento etnobotânico dos Tremembé sobre as frutas nativas. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2016
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/908
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disseração - André Luis Aires Pinto com ficha.pdf2016_dis_alapinto.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.