Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/909
Título: A classificação dos interesses envolvidos em uma parceria público privada através dos stakeholders
Autor(es): Oliveira, Antonia Dannielle Jeska Torres de
Palavras-chave: parceria publica-privada
stakeholders
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, A. D. J. T. (2016)
Resumo: Na contemporaneidade, as Parcerias Público Privadas – PPP, são amplamente utilizadas como mecanismo de provisão e prestação de bens e serviços públicos. Sua principal característica é marcada pela divisão de responsabilidades, riscos e benefícios entre os parceiros público e privado. Com a finalidade de tomar conhecimento sobre os principais interesses envolvidos nesse arranjo, e, como acontece sua aplicação prática. O presente estudo apresenta, apartir da perspectiva profissional e dos usuários dos serviços, envolvidos na PPP, empreendida para o Estádio Castelão, no Estado do Ceará, Brasil: os fatores cruciais para o desenvolvimento exitoso de uma PPP; suas fases durante seu empreendimento; as vantagens e desvantagens em se empreender uma Parceria Público Privada; e os principais interesses envolvidos nesse arranjo. Para embasar teoricamente esse mecanismo utiliza-se o modelo de Estado e Mercado Desenvolvimentista proposto por Bresser e Grau (1996), sua intervenção na economia e na prestação de bens e serviços públicos. Utilizando a teoria dos Stakeholders, especificamente, o diagrama de Venn de Mitchel, Angle e Wood (1997) são identificados e classificados os principais interesses envolvidos, e avaliado se há cooperação entre os grupos de stakeholders. Como procedimento metodológico usa-se o desenho de pesquisa Estudo de Caso (YIN, 1993), tipo Percurso, proposto por Guerring (2013). Os resultados são tratados através da inferência Congruence Analysis (BLATTER E BLUME, 2008) e da análise estatística de Frequência. Para concluir pode-se afirmar que os resultados permitem perceber, apartir da perspectiva técnica profissional, como acontece à prática desse arranjo e, quais ações são consideradas necessárias, para o desenvolvimento exitoso e de sucesso de uma Parceria Público Privada.
Descrição: OLIVEIRA, Antonia Danniele Jeska Torres de. A classificaçao dos interesses envolvidos em uma parceria pública privada através dos stakeholders. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2016
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/909
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação com ficha Antonia Dannielle.pdf2016_dis_adjtoliveira.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.