Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/918
Título: Caracterização do café sombreado de base agroecológica no Maciço de Baturité Ceará
Autor(es): Sousa, Francisca Joseli Freitas de
Palavras-chave: Café
Pos-colheita
Café Qualidade
Data do documento: 2017
Citação: SOUSA, F. J. F. (2017)
Resumo: O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, sendo rico em compostos fenólicos que apresentam atividade antioxidante com efeitos benéficos à saúde. O café produzido em Mulungu-CE, no Sítio São Roque é exclusivo da espécie arábica, tendo seu cultivo de base agroecológica. A produção de café nesta localidade é considerada artesanal, tendo como um dos entraves de sua comercialização, a falta de tecnologias pós-colheita adequadas. Portanto, como forma de contribuição à melhoria do referido produto, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar química e físico-quimicamente amostra de café “São Roque” torrado e moído, proveniente da Região do Maciço de Baturité. Amostras de café foram analisadas quanto: umidade; resíduo mineral fixo; acidez total titulável; pH; açúcares solúveis totais; vitamina C total; flavonóides amarelos e antocianinas totais. Os resultados foram expressos através de média ± desvio padrão. Os resultados encontrados para acidez total e pH foram de 0,6% e 6,28, respectivamente. Os teores de umidade e resíduo mineral fixo, encontram-se de acordo com a normas da ANVISA, proporcionando um café embalado sem riscos de micro-organismos. Quanto aos compostos bioativos, nesta pesquisa foram encontrados valores de 3,8 mg/100g de amostra para vitamina C, 28,31 mg/100g para antocianinas totais e 74,68 mg/100g para flavonóides amarelos. Pode-se concluir que o café “São Roque” de cultivo sombreado em sistema agroecológico, apresentou resultados satisfatórios, evidenciando
Descrição: SOUSA, Francisca Joseli Freitas de. Caracterização do Café sombreado de base agroecológica no Maciço de Baturité Ceará. 2017. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/918
Aparece nas coleções:Monografia - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_TCC_Agronomia - F. Joseli Sousa - 2017.pdf2017_mono_fjsousa.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.