Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/919
Título: Avaliação de polifenóis e atividade antioxidante do Café Arábica (Coffea arábica)
Autor(es): Sousa, Francisco Acácio de
Palavras-chave: Café - Brasil
Compostos bioativos
Atividade antioxidante
Café torrado e moído
Data do documento: 2017
Citação: SOUSA, F. A. (2017)
Resumo: O café é uma infusão proveniente de grãos torrados e moídos, sendo uma das bebidas mais consumidas e apreciadas no mundo, devido seu sabor e aroma característico. Seus efeitos benéficos à saúde podem ser fisiológicos e farmacológicos, além disso, contém propriedades psicoativas. Esta pesquisa contempla a avaliação do pó de café arábica (torrado e moído) proveniente de três marcas comercias, no qual foram analisados seus compostos associados e atividade antioxidante. Avaliou-se três amostras de café arábica denominadas: A1-Mosteiro (produzido na Comunidade Jesuítas em Baturité-CE), A2-Ejóia (produzido em Guaramiranga-CE) e A3-Café Juan Valdez (produzido na Colômbia). Os resultados foram expressos através de média ± desvio padrão. Dentre as análises realizadas o café Juan Valdez apresentou para umidade, vitamina C e polifenóis, 2,1%, 5,92% e 544,73 mg/100g respectivamente. O café Ejóia apresentou elevada capacidade antioxidante pelo método ABTS com 30,86 μM trolox/g e o café Mosteiro destacou-se com alto teor de antocianinas totais (180,27 mg/100g) e flavonoides amarelos (24,89 mg/100g). As marcas locais de café Mosteiro e Ejóia apresentaram elevados teores de compostos bioativos, agregando valor nutritivo ao produto, com potencial de inserção no mercado nacional e internacional, por ser um café orgânico de base agroecológica.
Descrição: SOUSA, Francisco Acácio de. Avaliação de polifenóis e atividade antioxidante do Café arábica (Coffea arábica). 2017. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/919
Aparece nas coleções:Monografia - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Acacio TCC_Agronomia.pdf2017_mono_fasousa.pfd1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.