Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/921
Título: Cooperativismo rural e territorialização
Título(s) alternativo(s): a intervenção da coopamab no território Maciço de Baturité do Ceará
Autor(es): Silva, Francisco Dálber da
Palavras-chave: Agricultura familiar
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, F. D. (2016)
Resumo: A organização cooperativa parece contribuir bastante para o desenvolvimento territorial e das unidades de produção familiar, tanto na comercialização quanto na organização dos produtores e produtoras com seus produtos que podem ser advindos das atividades agrícolas, pára-agrícolas e não agrícolas. A investigação do presente trabalho se processou em interação com a Cooperativa de Produtores Agropecuários do Maciço do Baturité Ltda (COOPAMAB), em processo de incubação na INTESOL, cujo objetivo buscou analisar o papel desempenhado pela referida cooperativa, no que se refere a atender aos objetivos por ela propostos, uma vez que além de trazer o tema do cooperativismo como possibilidade de aprendizado para os futuros agrônomos, alia o debate sobre o desenvolvimento territorial. A análise sobre o papel da COOPAMAB utilizou como base, além de registro no caderno de campo e máquina fotográfica, por ocasião das visitas realizadas, a análise documental tanto de documentos da COOPAMAB, como documentos disponíveis na INTESOL. Do ponto de vista da forma de abordagem, trata-se de um estudo de caso para gerar conhecimentos e saberes para aplicação prática. Aliado a essa questão, foi utilizado textos, artigos e livros sobre o tema do cooperativismo e do desenvolvimento territorial, trazendo, para esse fim, categorias afins para entender a intervenção e o papel da COOPAMAB, como por exemplo, inclusão produtiva, agricultura familiar e trabalho cooperativo. Nas considerações finais é apresentado onde se chegou com o estudo, além de trazer informações relevantes àqueles que possam vir a se interessar pelo assunto.
Descrição: SILVA, Francisco Dálber da. Cooperativismo rural e territorialização: a intervenção da coopamab no território Maciço de Baturité do Ceara. 2016. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-ceara, Redenção-Ceara, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/921
Aparece nas coleções:Monografia - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc com ficha.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.