Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/945
Título: Comparação de modelos matemáticos para classificação morfológica do complexo QRS do sinal eletrocardiograma
Autor(es): Barreto, Delcio Aguiar Jose
Palavras-chave: Eletrocardiografia
Sinal ECG
Complexo QRS
Transformada Wavelet
Data do documento: Jan-2018
Citação: BARRETO, A. J. (2018)
Resumo: O uso do sinal eletrocardiograma (ECG) é mundialmente aceito como padrão ouro no diagnóstico não invasivo de arritmias e distúrbios de condução. Considerando-se que a extração automática de parâmetros do ECG é iniciada com a segmentação de suas ondas características, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo comparativo do desempenho de diferentes kernels para a modelagem matemática e a classificação morfológica do complexo QRS do sinal ECG, dado que as diversas morfologias identificadas podem estar ou não associadas a eventos adversos. Inicialmente, utilizou-se um simulador computacional de geração de sinais sintéticos a partir de modelos dinâmicos com análise de variação de um conjunto de parâmetros (batimento cardíaco, frequência de amostragem, duração do sinal, amplitude do ruído gaussiano, média e desvio-padrão de frequência cardíaca, relação entre os componentes de frequência LF (Low Frequency) e HF (High Frequency), duração, amplitude e morfologia do complexo QRS). A partir da geração de vinte diferentes tipos de morfologia do complexo QRS, realizaram-se testes computacionais de modelagem matemática da forma de onda do batimento (ondas Q, R e S). Para tanto, foram empregadas as seguintes funções matemáticas: função Gaussiana, função Chapéu Mexicano e função densidade de probabilidade de Rayleigh. Posteriormente, utilizaram-se 10 registros de sinais reais, com trinta minutos de duração, de referência da base de dados MIT-BIH (Massachucetts Institute Technology - Beth Israel Hospital) Arrhythmia database, e através de simulações computacionais, testou-se a conformação das funções propostas a um conjunto de morfologias disponíveis na base. A partir de resultados preliminares obtidos, constata-se que as funções matemáticas propostas com parâmetros ajustáveis podem ser aplicadas conjuntamente para modelagem e classificação automática de tipos de batimentos comumente presentes em sinais reais, com eficiência e precisão. O cálculo do erro RMS normalizado permite a diferenciação e a identificação do modelo mais apropriado a uma dada morfologia, a qual pode alternar-se ao longo de um mesmo registro de paciente.
Descrição: BARRETO, Delcio Aguiar Jose. Comparação de modelos matemáticos para classificação morfológica do complexo QRS do sinal eletrocardiograma. 2018. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceara, 2018
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/945
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC0000final.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.