Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/950
Título: Desenvolvimento de plataforma computacional para análise do potencial eólico
Autor(es): Silva, José Mardônio Rodrigues
Palavras-chave: Ventos
Ventos - características
Matlab
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, J. M. R. (2017)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema computacional para fins acadêmicos de análise de velocidade e direção do vento, de forma a apresentar os principais parâmetros de caracterização para fins eólicos, como média, desvio padrão, curva da distribuição de Weibull e gráfico da rosa dos ventos. O sistema foi implementado no ambiente de criação de interface gráfica do software Matlab e utiliza os dados de velocidade e direção do vento provenientes do Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa – BDMEP, a base de dados do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET. Sabe-se que o aumento no uso da energia eólica nos últimos anos, desencadeado pela necessidade de diversificação da matriz energética nacional e internacional, tem impulsionado de forma mais intensa, pesquisas e estudos neste setor. Este fato, faz com que sejam cada vez mais necessários investimentos tanto no desenvolvimento de novos materiais, na logística associada a toda a cadeia de implementação de um parque eólico, quanto em ferramentas computacionais que facilitem o processo de análise da matéria prima deste tipo de energia, o vento. Este último merece maior atenção por ser o componente principal nas fases iniciais de um projeto eólico, já que possibilita a obtenção do potencial de geração de energia. Neste sentido, vê-se a possibilidade de contribuir com os estudos relativos a análise dos ventos e potencial eólico, desenvolvendo uma ferramenta computacional que possibilite isso. Com a realização desse trabalho, conclui- se que o sistema se apresenta como uma ótima ferramenta acadêmica para o processo de ensino-aprendizagem no campo da energia eólica, na medida em que torna essa tarefa mais dinâmica.
Descrição: SILVA, José Mardônio Rodrigues. Desenvolvimento de plataforma computacional para análise do potencial eólico. 2017. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceara, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/950
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Mardonio Rodrigues Silva TCC 2.pdf2017_mono_jmrsilva.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.