Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/955
Título: Gestão de Inundações
Título(s) alternativo(s): como amenizar seus efeitos em Moçambique
Autor(es): Ribeiro, Shakil Bonnet Jossub
Palavras-chave: Moçambique
Moçambique - inundações
Medidas de gestão
Data do documento: 2018
Citação: RIBEIRO, S. B. J. (2018)
Resumo: Moçambique é um dos países mais afetados pelas inundações na África, registrando mais de 20 inundações nos últimos 30 anos, o que tem causado danos ao do país e atrasando o seu desenvolvimento. Sabe-se que diversos problemas podem estar associados à ocorrência das inundações, logo, com o intuito de dar resposta às questões principais do trabalho, primeiramente fez-se uma apreensão dos elementos que norteiam as inundações em moçambique. Desta maneira apresentou-se o cenário atual moçambicano acerca da gestão das inundações no país. Este trabalho tem como objetivo estudar o fenômeno das inundações em Moçambique, elucidando os períodos de ocorrência e suas causas, para que seja possível propor novas medidas para mitigá-las, através de programas e políticas urbanas. A metodologia do trabalho se embasou na literatura disponível, focando especialmente em estudos sobre as medidas de gestão das inundações em Moçambique com a intenção de primeiramente detalhar todas as causas das inundações, na macro e na microescala, com o intuito de entender os fatores envolvidos e, com isso, obter soluções que se evitem as inundações e que tornem as cidades sustentáveis sob esse aspecto. Como principais resultados, o presente trabalho revela como amenizar as inundações e os seus efeitos em Moçambique, dificuldades na implementação das formas de prevenção das inundações e como esses métodos podem ser utilizados continuamente, para que as cidades suportem essa condição ao longo dos anos. É revelado no estudo uma lacuna na estrutura institucional de gestão das inundações no país, atrasando assim o processo de promoção da consciencialização da população com políticas proativas na busca por soluções adequadas à realidade moçambicana.
Descrição: RIBEIRO, Shakil Bonnet Jossub. Gestão de Inundações: como amenizar seus efeitos em Moçambique. 2018. 104 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceara, 2018
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/955
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc.pdf2018_mono_sbjribeiro.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.