Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/996
Título: Ação cultural na biblioteca pública firmada à política educacional baiana: estudo de caso Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
Autor(es): Silva Neto, Nelson Reis da
Palavras-chave: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Salvador, BA) - Estudo de casos
Bibliotecas infantis - Programas de atividades - Bahia
Educação e Estado - Bahia - Bibliotecas
Incentivo à leitura
Data do documento: 18-Out-2018
Citação: SILVA NETO, N. R. (2018)
Resumo: Neste trabalho são analisadas as atividades desenvolvidas na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), categorizadas como ações culturais, que contribuem para a prática leitora. Tais ações integram o Programa de Incentivo à Leitura, resultante de políticas públicas voltadas para desenvolvimento educacional através da leitura, lançando mão de ações cooperadas entre biblioteca pública e outros atores colaboradores. Procura-se mostrar a ressignificação do papel da biblioteca pública, através do provimento de ações culturais, para auxiliar no atendimento das demandas sociais voltadas para a melhoria educacional. O objetivo geral é apresentar as ações culturais motivadoras à leitura, como papel contributivo da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato às políticas educacionais do Estado da Bahia junto a sua capital. Para atingir tais objetivos, foi realizada pesquisa de campo diretamente na BIML, sendo de natureza descritiva, além do uso dos seguintes instrumentos de pesquisa: entrevista, questionário e observação direta. Os resultados alcançados foram as contribuições da BIML no referido programa de políticas públicas educacionais, mediante a aplicação prática de vinte e cinco tipos de ações culturais voltadas à leitura que, por sua vez, vêm aproximando os usuários dos materiais bibliográficos e didático-educativos, utilizados por educadores no processo de aprendizado nas escolas da rede pública de ensino, e também pelos profissionais mediadores nas unidades de informação.
Descrição: SILVA NETO, Nelson Reis da. Ação cultural na biblioteca pública firmada à política educacional baiana: estudo de caso Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/996
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_nsilvaneto.pdf2018_mono_nsilvaneto.pdf454,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.