Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1879
Title: | A depreensão da intertextualidade como habilidade de leitura no 9° ano do ensino fundamental |
Other Titles: | um relato de experiência |
Authors: | Silva, Claudilene Maria Oliveira |
Keywords: | Intertextualidade Leitura 9º ano do ensino fundamental |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SILVA, C. M. O. (2018) |
Abstract: | A partir da constatação das dificuldades de depreensão de intertextualidade explícita por parte de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma intervenção didática objetivando desenvolver, por meio de aulas de leitura, a habilidade de depreensão de intertextualidade em textos multimodais com turma do 9ª ano. A partir dos estudos de Kleiman (1989), Antunes (2003) Sampaio (2013) e Cavalcante (2013), preparamos aulas específicas com textos diversos nos quais a presença de outros textos se fazia marcante. Constatamos que os resultados insatisfatórios percebidos na primeira atividade que realizamos foram substituídos por resultados exitosos em nossa atividade concludente, após aulas de leitura em que buscamos despertar os alunos para todo um repertório extratextual, necessário à codificação de textos. Esse artigo, portanto, caracteriza-se como um relato de experiência. |
Description: | SILVA, Claudilene Maria Oliveira. A depreensão da intertextualidade como habilidade de leitura no 9° ano do ensino fundamental: um relato de experiência. 2018. 17 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras - IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1879 |
Appears in Collections: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLAUDILENE MARIA OLIVEIRA SILVA TCC Artigo.pdf | 2018_art_cmosilva.pdf | 351,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.