Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3345
Title: O olhar das/os professoras/es de uma escola de Ensino Fundamental em São Francisco do Conde (BA) sobre os livros didáticos: breve análise
Authors: Cá, Ró Gilberto Gomes
Keywords: Ensino fundamental - São Francisco do Conde (BA)
Livro didático
Negros
Racismo
Issue Date: 25-Aug-2021
Citation: CÁ, R. G. G. (2021)
Abstract: Este artigo pretende analisar o olhar das/os professoras/es de uma escola de ensino fundamental em São Francisco do Conde (BA) sobre o conteúdo dos livros didáticos utilizados na sala de aula. Nesta pesquisa, adotamos o conceito de representações sociais para compreender a opinião das/os participantes da pesquisa quanto à representação da população negra nos livros didáticos. Trabalhamos com questionário de perguntas fechadas e abertas aplicadas às/aos professoras/es. A maioria dos/as professores/as participantes afirmam que os conteúdos dos livros didáticos utilizados na sala de aula não estão em conformidade com a realidade do município e, por conta disso, realizam um trabalho contínuo com intuito de adequar estes conteúdos para que os/as estudantes possam se sentir representados, visto que eles/as consideram essa pertença importante no processo de aprendizagem.
Description: CÁ, Ró Gilberto Gomes. O olhar das/os professoras/es de uma escola de Ensino Fundamental em São Francisco do Conde (BA) sobre os livros didáticos: breve análise. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3345
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_arti_roca.pdf2021_arti_roca.pdf194,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.