Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3345
Título: O olhar das/os professoras/es de uma escola de Ensino Fundamental em São Francisco do Conde (BA) sobre os livros didáticos: breve análise
Autor(es): Cá, Ró Gilberto Gomes
Palavras-chave: Ensino fundamental - São Francisco do Conde (BA)
Livro didático
Negros
Racismo
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: CÁ, R. G. G. (2021)
Resumo: Este artigo pretende analisar o olhar das/os professoras/es de uma escola de ensino fundamental em São Francisco do Conde (BA) sobre o conteúdo dos livros didáticos utilizados na sala de aula. Nesta pesquisa, adotamos o conceito de representações sociais para compreender a opinião das/os participantes da pesquisa quanto à representação da população negra nos livros didáticos. Trabalhamos com questionário de perguntas fechadas e abertas aplicadas às/aos professoras/es. A maioria dos/as professores/as participantes afirmam que os conteúdos dos livros didáticos utilizados na sala de aula não estão em conformidade com a realidade do município e, por conta disso, realizam um trabalho contínuo com intuito de adequar estes conteúdos para que os/as estudantes possam se sentir representados, visto que eles/as consideram essa pertença importante no processo de aprendizagem.
Descrição: CÁ, Ró Gilberto Gomes. O olhar das/os professoras/es de uma escola de Ensino Fundamental em São Francisco do Conde (BA) sobre os livros didáticos: breve análise. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3345
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_roca.pdf2021_arti_roca.pdf194,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.