Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3817
Title: | Mapas conceituais no ensino de ciências: |
Authors: | Silva, Vitória Marília Ferreira |
Keywords: | Ciências (ensino fundamental) - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Mapa conceitual |
Issue Date: | 7-Dec-2017 |
Citation: | SILVA, V. M. F. L. (2017) |
Abstract: | O presente trabalho teve objetivo propor uma metodologia diferenciada diante dos métodos impregnados pelo sistema acadêmico, foi utilizado o mapa conceitual como prática interativa, para analisar e favorecer o ensino aprendizagem, buscando facilitar a assimilação de conteúdos de difíceis verbalização, tornando assim a aprendizagem significativa. Para isso, foi realizada uma pesquisa com duas turmas de 8° ano do ensino Fundamental II de uma escola municipal de Acarape/CE que totalizavam 68 alunos, com participação somente de 46 alunos. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário quali-quantitativo. A análise de dados demonstrou que o mapa conceitual como metodologia interativa trouxe grandes índices de assimilação pelos estudantes. Ao visualizar algumas respostas foi possível perceber o quanto o mapa conceitual sobre o sistema digestório, despertou nesses estudantes a capacidade de pensar e elaborar suas respostas de forma organizada e planejada como o mapa propõe. |
Description: | SILVA, Vitória Marília Ferreira Lima. Mapas conceituais no ensino de ciências:. 2017. 45 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3817 |
Appears in Collections: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VITORIA MARILIA FERREIRA LIMA_TCC.pdf | 2017_vmflima.pdf | 852,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.