Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3817
Title: Mapas conceituais no ensino de ciências:
Authors: Silva, Vitória Marília Ferreira
Keywords: Ciências (ensino fundamental) - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Issue Date: 7-Dec-2017
Citation: SILVA, V. M. F. L. (2017)
Abstract: O presente trabalho teve objetivo propor uma metodologia diferenciada diante dos métodos impregnados pelo sistema acadêmico, foi utilizado o mapa conceitual como prática interativa, para analisar e favorecer o ensino aprendizagem, buscando facilitar a assimilação de conteúdos de difíceis verbalização, tornando assim a aprendizagem significativa. Para isso, foi realizada uma pesquisa com duas turmas de 8° ano do ensino Fundamental II de uma escola municipal de Acarape/CE que totalizavam 68 alunos, com participação somente de 46 alunos. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário quali-quantitativo. A análise de dados demonstrou que o mapa conceitual como metodologia interativa trouxe grandes índices de assimilação pelos estudantes. Ao visualizar algumas respostas foi possível perceber o quanto o mapa conceitual sobre o sistema digestório, despertou nesses estudantes a capacidade de pensar e elaborar suas respostas de forma organizada e planejada como o mapa propõe.
Description: SILVA, Vitória Marília Ferreira Lima. Mapas conceituais no ensino de ciências:. 2017. 45 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3817
Appears in Collections:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VITORIA MARILIA FERREIRA LIMA_TCC.pdf2017_vmflima.pdf852,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.