Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3817
Título : | Mapas conceituais no ensino de ciências: |
Autor : | Silva, Vitória Marília Ferreira |
Palabras clave : | Ciências (ensino fundamental) - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Mapa conceitual |
Fecha de publicación : | 7-dic-2017 |
Citación : | SILVA, V. M. F. L. (2017) |
Resumen : | O presente trabalho teve objetivo propor uma metodologia diferenciada diante dos métodos impregnados pelo sistema acadêmico, foi utilizado o mapa conceitual como prática interativa, para analisar e favorecer o ensino aprendizagem, buscando facilitar a assimilação de conteúdos de difíceis verbalização, tornando assim a aprendizagem significativa. Para isso, foi realizada uma pesquisa com duas turmas de 8° ano do ensino Fundamental II de uma escola municipal de Acarape/CE que totalizavam 68 alunos, com participação somente de 46 alunos. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário quali-quantitativo. A análise de dados demonstrou que o mapa conceitual como metodologia interativa trouxe grandes índices de assimilação pelos estudantes. Ao visualizar algumas respostas foi possível perceber o quanto o mapa conceitual sobre o sistema digestório, despertou nesses estudantes a capacidade de pensar e elaborar suas respostas de forma organizada e planejada como o mapa propõe. |
Descripción : | SILVA, Vitória Marília Ferreira Lima. Mapas conceituais no ensino de ciências:. 2017. 45 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3817 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VITORIA MARILIA FERREIRA LIMA_TCC.pdf | 2017_vmflima.pdf | 852,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.