Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4113
Title: Organização e estrutura da gestão escolar e sua esfera democrática: um estudo comparativo entre Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe
Authors: Rodrigues, Vanessa de Jesus
Keywords: Administradores escolares
Democracia e educação
Escolas públicas - Organização e administração
Issue Date: 4-Jul-2023
Citation: RODRIGUES, V. J. (2023)
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo central, fazer um estudo comparado de caráter qualitativo de cunho documental, da estrutura e organização da gestão escolar a partir das realidades dos países Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, tendo como recorte a realidade das escolas do ensino secundário dos países africanos em foco e do ensino básico no Brasil. A pesquisa traz como destaque a gestão escolar democrática e a sua relevância para o processo de ensino e aprendizagem que ocorre nos espaços escolares, buscando analisar como esta gestão atua nestes países. Este trabalho pretende contribuir para as discussões sobre a relevância da gestão escolar e o quanto é fundamental que haja uma gestão democrática nas escolas, na busca por uma educação escolar pública de qualidade, no qual possa colaborar da melhor maneira ao desenvolvimento das sociedades.
Description: RODRIGUES, Vanessa de Jesus. Organização e estrutura da gestão escolar e sua esfera democrática: um estudo comparativo entre Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4113
Appears in Collections:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_mono_vanessarodrigues.pdf2023_mono_vanessarodrigues.pdf772,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.