Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4274
Title: A educação inclusiva na percepção de professores de ciências
Authors: Santos, Tacila Araújo
Keywords: Professor de Ciências
Inclusão Escolar
Alunos com Deficiência
Issue Date: 6-Feb-2020
Citation: SANTOS, T. A. (2020)
Abstract: A inclusão de alunos com deficiência – estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação – em escolas de ensino regular é um tema bastante discutido no âmbito educacional devido aos desafios enfrentados para que este processo ocorra de forma satisfatória. Quando se aborda sobre inclusão escolar, diretamente recai-se sobre o papel do professor, em virtude desse ser o principal responsável e mediador do conhecimento. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação de professores de Ciências para receber alunos com deficiência na sala de aula regular em escolas do Município de Aracoiaba-CE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, sendo a entrevista semiestruturada e a observação as técnicas de coleta de dados. Participaram dessa pesquisa duas professoras de Ciências da rede regular de ensino do Município de Aracoiaba-CE. Os resultados revelam que de um modo geral, as professoras investigadas não dispõem de formação adequada para receber, em sala de aula regular, estudantes com deficiência, evidenciando a carência de formação continuada como um meio para que o processo de inclusão ocorra. Conclui-se, desse modo, que a inclusão desses alunos, na sala de aula regular, é algo difícil em virtude dos desafios encontrados pelo professor de Ciências, porém não é impossível. Compreende-se que a formação é um passo inicial para que os docentes encontrem novas possibilidades e estratégias metodológicas para trabalhar com os estudantes com deficiência, contribuindo para que suas dificuldades e limitações sejam superadas.
Description: SANTOS, Tacila Araújo. A educação inclusiva na percepção de professores de ciências. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4274
Appears in Collections:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TACILA ARAÚJO DOS SANTOS Tcc.pdf2020_mono_tsantos.pdf687,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.