Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4274
Título : A educação inclusiva na percepção de professores de ciências
Autor : Santos, Tacila Araújo
Palabras clave : Professor de Ciências
Inclusão Escolar
Alunos com Deficiência
Fecha de publicación : 6-feb-2020
Citación : SANTOS, T. A. (2020)
Resumen : A inclusão de alunos com deficiência – estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação – em escolas de ensino regular é um tema bastante discutido no âmbito educacional devido aos desafios enfrentados para que este processo ocorra de forma satisfatória. Quando se aborda sobre inclusão escolar, diretamente recai-se sobre o papel do professor, em virtude desse ser o principal responsável e mediador do conhecimento. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação de professores de Ciências para receber alunos com deficiência na sala de aula regular em escolas do Município de Aracoiaba-CE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, sendo a entrevista semiestruturada e a observação as técnicas de coleta de dados. Participaram dessa pesquisa duas professoras de Ciências da rede regular de ensino do Município de Aracoiaba-CE. Os resultados revelam que de um modo geral, as professoras investigadas não dispõem de formação adequada para receber, em sala de aula regular, estudantes com deficiência, evidenciando a carência de formação continuada como um meio para que o processo de inclusão ocorra. Conclui-se, desse modo, que a inclusão desses alunos, na sala de aula regular, é algo difícil em virtude dos desafios encontrados pelo professor de Ciências, porém não é impossível. Compreende-se que a formação é um passo inicial para que os docentes encontrem novas possibilidades e estratégias metodológicas para trabalhar com os estudantes com deficiência, contribuindo para que suas dificuldades e limitações sejam superadas.
Descripción : SANTOS, Tacila Araújo. A educação inclusiva na percepção de professores de ciências. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4274
Aparece en las colecciones: Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TACILA ARAÚJO DOS SANTOS Tcc.pdf2020_mono_tsantos.pdf687,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.