Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4274
Título: | A educação inclusiva na percepção de professores de ciências |
Autor(es): | Santos, Tacila Araújo |
Palavras-chave: | Professor de Ciências Inclusão Escolar Alunos com Deficiência |
Data do documento: | 6-Fev-2020 |
Citação: | SANTOS, T. A. (2020) |
Resumo: | A inclusão de alunos com deficiência – estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação – em escolas de ensino regular é um tema bastante discutido no âmbito educacional devido aos desafios enfrentados para que este processo ocorra de forma satisfatória. Quando se aborda sobre inclusão escolar, diretamente recai-se sobre o papel do professor, em virtude desse ser o principal responsável e mediador do conhecimento. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação de professores de Ciências para receber alunos com deficiência na sala de aula regular em escolas do Município de Aracoiaba-CE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, sendo a entrevista semiestruturada e a observação as técnicas de coleta de dados. Participaram dessa pesquisa duas professoras de Ciências da rede regular de ensino do Município de Aracoiaba-CE. Os resultados revelam que de um modo geral, as professoras investigadas não dispõem de formação adequada para receber, em sala de aula regular, estudantes com deficiência, evidenciando a carência de formação continuada como um meio para que o processo de inclusão ocorra. Conclui-se, desse modo, que a inclusão desses alunos, na sala de aula regular, é algo difícil em virtude dos desafios encontrados pelo professor de Ciências, porém não é impossível. Compreende-se que a formação é um passo inicial para que os docentes encontrem novas possibilidades e estratégias metodológicas para trabalhar com os estudantes com deficiência, contribuindo para que suas dificuldades e limitações sejam superadas. |
Descrição: | SANTOS, Tacila Araújo. A educação inclusiva na percepção de professores de ciências. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4274 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TACILA ARAÚJO DOS SANTOS Tcc.pdf | 2020_mono_tsantos.pdf | 687,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.