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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4274
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Tacila Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T15:39:26Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21T15:39:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, T. A. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4274 | - |
dc.description | SANTOS, Tacila Araújo. A educação inclusiva na percepção de professores de ciências. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão de alunos com deficiência – estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação – em escolas de ensino regular é um tema bastante discutido no âmbito educacional devido aos desafios enfrentados para que este processo ocorra de forma satisfatória. Quando se aborda sobre inclusão escolar, diretamente recai-se sobre o papel do professor, em virtude desse ser o principal responsável e mediador do conhecimento. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação de professores de Ciências para receber alunos com deficiência na sala de aula regular em escolas do Município de Aracoiaba-CE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, sendo a entrevista semiestruturada e a observação as técnicas de coleta de dados. Participaram dessa pesquisa duas professoras de Ciências da rede regular de ensino do Município de Aracoiaba-CE. Os resultados revelam que de um modo geral, as professoras investigadas não dispõem de formação adequada para receber, em sala de aula regular, estudantes com deficiência, evidenciando a carência de formação continuada como um meio para que o processo de inclusão ocorra. Conclui-se, desse modo, que a inclusão desses alunos, na sala de aula regular, é algo difícil em virtude dos desafios encontrados pelo professor de Ciências, porém não é impossível. Compreende-se que a formação é um passo inicial para que os docentes encontrem novas possibilidades e estratégias metodológicas para trabalhar com os estudantes com deficiência, contribuindo para que suas dificuldades e limitações sejam superadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Professor de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Alunos com Deficiência | pt_BR |
dc.title | A educação inclusiva na percepção de professores de ciências | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
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