Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4698
Title: Formação Inicial: Impacto do Programa Residência Pedagógica na construção da identidade profissional dos licenciandos em Química da UNILAB
Authors: Mendes, Campili
Keywords: Formação inicial
Identidade profissional. Impacto
Programa Residência Pedagógica
Issue Date: 10-Feb-2022
Citation: MENDES, C. (2022)
Abstract: A presente pesquisa desenvolvida para este Trabalho de Conclusão de Curso, teve como o objetivo investigar que impactos o Programa Residência Pedagógica oportunizou para formação inicial e a construção da identidade docente dos licenciandos/residentes, vinculado ao curso de licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, participantes do programa, de forma a compreender suas contribuições, limites e possibilidades, a Residência Pedagógica é importante na formação inicial dos professores, pois permite a imersão dos licenciandos na escola da Educação Básica da rede pública, possibilitando a aproximação entre universidade e escola. Nesse contexto, quanto à abordagem, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, com metodologia exploratório, como estratégia de aproximação com a realidade, fez-se o uso de questionário de entrevista semiestruturada para residentes que ainda estão vivenciando o aspecto formativo no programa, além de analisar-se os relatórios de ex-residentes do curso de licenciatura em Química entregue à Capes em 2020. Os resultados de análise dos relatos dos residentes identificou que, a Residência Pedagógica contribuiu de forma significativa na formação inicial e conhecimento do cotidiano escolar da Educação Básica, influenciando na construção da identidade profissional, articulação entre a teórico-prática na (re)construção dos saberes docentes, aprimorando os conhecimentos didáticos-pedagógicos por meio de aquisição de habilidades e competências para o desenvolvimento profissional docente crítico-reflexiva da realidade. Deste modo, o PRP contribuiu em experiência na docência e prática pedagógica ainda em formação.
Description: MENDES, Campili. Formação Inicial: Impacto do Programa Residência Pedagógica na construção da identidade profissional dos licenciandos em Química da UNILAB. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4698
Appears in Collections:Monografia - Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMPILI MENDES .pdf2022_mono_cmendes.pdf1,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.