Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4698
Título : | Formação Inicial: Impacto do Programa Residência Pedagógica na construção da identidade profissional dos licenciandos em Química da UNILAB |
Autor : | Mendes, Campili |
Palabras clave : | Formação inicial Identidade profissional. Impacto Programa Residência Pedagógica |
Fecha de publicación : | 10-feb-2022 |
Citación : | MENDES, C. (2022) |
Resumen : | A presente pesquisa desenvolvida para este Trabalho de Conclusão de Curso, teve como o objetivo investigar que impactos o Programa Residência Pedagógica oportunizou para formação inicial e a construção da identidade docente dos licenciandos/residentes, vinculado ao curso de licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, participantes do programa, de forma a compreender suas contribuições, limites e possibilidades, a Residência Pedagógica é importante na formação inicial dos professores, pois permite a imersão dos licenciandos na escola da Educação Básica da rede pública, possibilitando a aproximação entre universidade e escola. Nesse contexto, quanto à abordagem, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, com metodologia exploratório, como estratégia de aproximação com a realidade, fez-se o uso de questionário de entrevista semiestruturada para residentes que ainda estão vivenciando o aspecto formativo no programa, além de analisar-se os relatórios de ex-residentes do curso de licenciatura em Química entregue à Capes em 2020. Os resultados de análise dos relatos dos residentes identificou que, a Residência Pedagógica contribuiu de forma significativa na formação inicial e conhecimento do cotidiano escolar da Educação Básica, influenciando na construção da identidade profissional, articulação entre a teórico-prática na (re)construção dos saberes docentes, aprimorando os conhecimentos didáticos-pedagógicos por meio de aquisição de habilidades e competências para o desenvolvimento profissional docente crítico-reflexiva da realidade. Deste modo, o PRP contribuiu em experiência na docência e prática pedagógica ainda em formação. |
Descripción : | MENDES, Campili. Formação Inicial: Impacto do Programa Residência Pedagógica na construção da identidade profissional dos licenciandos em Química da UNILAB. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4698 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Licenciatura em Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMPILI MENDES .pdf | 2022_mono_cmendes.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.