Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4698
Título: | Formação Inicial: Impacto do Programa Residência Pedagógica na construção da identidade profissional dos licenciandos em Química da UNILAB |
Autor(es): | Mendes, Campili |
Palavras-chave: | Formação inicial Identidade profissional. Impacto Programa Residência Pedagógica |
Data do documento: | 10-Fev-2022 |
Citação: | MENDES, C. (2022) |
Resumo: | A presente pesquisa desenvolvida para este Trabalho de Conclusão de Curso, teve como o objetivo investigar que impactos o Programa Residência Pedagógica oportunizou para formação inicial e a construção da identidade docente dos licenciandos/residentes, vinculado ao curso de licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, participantes do programa, de forma a compreender suas contribuições, limites e possibilidades, a Residência Pedagógica é importante na formação inicial dos professores, pois permite a imersão dos licenciandos na escola da Educação Básica da rede pública, possibilitando a aproximação entre universidade e escola. Nesse contexto, quanto à abordagem, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, com metodologia exploratório, como estratégia de aproximação com a realidade, fez-se o uso de questionário de entrevista semiestruturada para residentes que ainda estão vivenciando o aspecto formativo no programa, além de analisar-se os relatórios de ex-residentes do curso de licenciatura em Química entregue à Capes em 2020. Os resultados de análise dos relatos dos residentes identificou que, a Residência Pedagógica contribuiu de forma significativa na formação inicial e conhecimento do cotidiano escolar da Educação Básica, influenciando na construção da identidade profissional, articulação entre a teórico-prática na (re)construção dos saberes docentes, aprimorando os conhecimentos didáticos-pedagógicos por meio de aquisição de habilidades e competências para o desenvolvimento profissional docente crítico-reflexiva da realidade. Deste modo, o PRP contribuiu em experiência na docência e prática pedagógica ainda em formação. |
Descrição: | MENDES, Campili. Formação Inicial: Impacto do Programa Residência Pedagógica na construção da identidade profissional dos licenciandos em Química da UNILAB. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4698 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMPILI MENDES .pdf | 2022_mono_cmendes.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.