Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5374
Title: | Formação docente na perspectiva da educação das relações étnico-raciais: é possível falar de uma aprendizagem da docência antirracista? |
Authors: | Freitas, Tiago Morais de |
Keywords: | Educação antirracista Curso de Pedagogia Formação de professores Aprendizagem da docência Relações étnico-raciais |
Issue Date: | 1-Feb-2023 |
Citation: | FREITAS, T. M. (2023) |
Abstract: | Este artigo objetiva compreender os fundamentos epistemológicos, culturais, educacionais e políticos do curso de pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e sua contribuição para uma aprendizagem da docência em uma perspectiva antirracista. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado em 2022 e está fundamentado nos estudos decoloniais (GONÇALVES; SILVA, 2000; QUIJANO, 2002; GOMES, 2018; MIGNOLO, 2019). Adotou-se a pesquisa narrativa para a análise de aspectos de uma trajetória formativa no curso. Evidencia-se que, na formação inicial, se comprometida com outras perspectivas epistemológicas e culturais, como no caso da afrocentricidade como base formadora, é possível um pensar contra-hegemônico e descolonizante do aprender e da ação docente, constituindo um percurso para uma aprendizagem da docência em perspectiva antirracista. |
Description: | FREITAS, Tiago Morais de. Formação docente na perspectiva da educação das relações étnico-raciais: é possível falar de uma aprendizagem da docência antirracista? 2023. 28f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5374 |
Appears in Collections: | Artigo - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tiago Morais de Freitas.pdf | 2023_art_tfreitas.pdf | 285,45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.