Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5374
Título : Formação docente na perspectiva da educação das relações étnico-raciais: é possível falar de uma aprendizagem da docência antirracista?
Autor : Freitas, Tiago Morais de
Palabras clave : Educação antirracista
Curso de Pedagogia
Formação de professores
Aprendizagem da docência
Relações étnico-raciais
Fecha de publicación : 1-feb-2023
Citación : FREITAS, T. M. (2023)
Resumen : Este artigo objetiva compreender os fundamentos epistemológicos, culturais, educacionais e políticos do curso de pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e sua contribuição para uma aprendizagem da docência em uma perspectiva antirracista. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado em 2022 e está fundamentado nos estudos decoloniais (GONÇALVES; SILVA, 2000; QUIJANO, 2002; GOMES, 2018; MIGNOLO, 2019). Adotou-se a pesquisa narrativa para a análise de aspectos de uma trajetória formativa no curso. Evidencia-se que, na formação inicial, se comprometida com outras perspectivas epistemológicas e culturais, como no caso da afrocentricidade como base formadora, é possível um pensar contra-hegemônico e descolonizante do aprender e da ação docente, constituindo um percurso para uma aprendizagem da docência em perspectiva antirracista.
Descripción : FREITAS, Tiago Morais de. Formação docente na perspectiva da educação das relações étnico-raciais: é possível falar de uma aprendizagem da docência antirracista? 2023. 28f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5374
Aparece en las colecciones: Artigo - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tiago Morais de Freitas.pdf2023_art_tfreitas.pdf285,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.