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Título: Formação docente na perspectiva da educação das relações étnico-raciais: é possível falar de uma aprendizagem da docência antirracista?
Autor(es): Freitas, Tiago Morais de
Palavras-chave: Educação antirracista
Curso de Pedagogia
Formação de professores
Aprendizagem da docência
Relações étnico-raciais
Data do documento: 1-Fev-2023
Citação: FREITAS, T. M. (2023)
Resumo: Este artigo objetiva compreender os fundamentos epistemológicos, culturais, educacionais e políticos do curso de pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e sua contribuição para uma aprendizagem da docência em uma perspectiva antirracista. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado em 2022 e está fundamentado nos estudos decoloniais (GONÇALVES; SILVA, 2000; QUIJANO, 2002; GOMES, 2018; MIGNOLO, 2019). Adotou-se a pesquisa narrativa para a análise de aspectos de uma trajetória formativa no curso. Evidencia-se que, na formação inicial, se comprometida com outras perspectivas epistemológicas e culturais, como no caso da afrocentricidade como base formadora, é possível um pensar contra-hegemônico e descolonizante do aprender e da ação docente, constituindo um percurso para uma aprendizagem da docência em perspectiva antirracista.
Descrição: FREITAS, Tiago Morais de. Formação docente na perspectiva da educação das relações étnico-raciais: é possível falar de uma aprendizagem da docência antirracista? 2023. 28f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5374
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